Campanha alerta para acidentes com a rede elétrica
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em parceria com 39 distribuidoras associada em todo o país, incluindo a Energisa Sul-Sudeste, lançou no calendário nacional o “Agosto Vermelho”: mês de conscientização sobre acidentes com a rede elétrica. A iniciativa da Abradee faz parte da 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes elétricos: “Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança”.
Por meio dessa ação, estão sendo realizadas atividades educacionais e de conscientização, fornecendo orientações e dicas relacionadas ao uso seguro da rede elétrica para preservar a nossa vida e a de outras pessoas.
Somente no último ano, foram registrados no Brasil 756 acidentes envolvendo a rede elétrica, dentre esses, 270 foram fatais. O maior número de mortes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, furto de condutor/equipamento de energia, ligação elétrica clandestina e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.
Na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste, a concessionária já vem realizando, sistematicamente, ações importantes voltadas para a segurança, como orientações por meio do Projeto Nossa Energia nas escolas e nas comunidades; participação em eventos como festivais de pipas; orientações por meio do programa Guardião da Segurança que promove orientações aos trabalhadores da construção civil para evitar acidentes com a rede elétrica; além de campanhas em veículos de imprensa como rádios, TVs e portais.
Construção civil
Em se tratando da construção civil, os guardiões da Segurança Equipes da Energisa Sul-Sudeste percorrem canteiros de obras e lojas de materiais para construção, com o intuito de alertar moradores, profissionais da construção civil e contratantes de obras, sobre os riscos nas atividades realizadas próximas à rede elétrica sem os devidos cuidados.
“Nosso compromisso com a vida ultrapassa os limites do cuidado apenas com os nossos eletricistas, cuja rotina é de contato direto com a rede elétrica. Diariamente, pedreiros, pintores, serralheiros, instaladores de painéis e antenas, pessoas que fazem podas de árvores e até amadores em pequenos reparos, arriscam a própria vida realizando serviços próximo à rede elétrica sem os devidos cuidados.
É nossa responsabilidade alertar sobre esses riscos e orientá-los para que trabalhem com segurança e também pedir apoio aos contratantes dos serviços que zelem pela vida de seus trabalhadores”, enfatiza Rodrigo Pontes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
Isso porque, segundo Rodrigo, independentemente de ser uma pequena reforma domiciliar ou a construção de um grande empreendimento, quem contrata um profissional tem responsabilidade sobre a segurança dele e igualmente deve se atentar, orientar e fiscalizar para evitar acidentes e outros problemas.
Trabalhe com segurança
Entre as principais orientações para os profissionais que trabalham na construção, reforma ou manutenção, o Guardião da Segurança destaca:
- Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia;
- Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
- Sempre use os equipamentos de segurança;
- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
- Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;
- Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.
Quer instalar uma antena? Fique atento à segurança:
- Contrate um profissional qualificado e experiente;
- Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
- Na hora da instalação, não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
- Não se aproxime ou toque na rede elétrica. O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.