Câmara de Guarapuava homenageia a guarapuavana Daiane Silva

De autoria de todos os vereadores, foi aprovado, nessa semana, o requerimento que concede Moção de Aplausos e Congratulações à Mestra, Doutora, Pós-Doutora e Pesquisadora Drª Daiane Priscila Simão-Silva, de Guarapuava. A homenagem é em reconhecimento à sua trajetória acadêmica, tendo passado por um dos maiores centros de pesquisas em saúde do mundo: o Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Daiane residiu durante a infância e a adolescência no bairro Xarquinho, onde observava crianças com deficiência irem de ônibus para a APAE. Chamava a sua atenção o fato de existirem formas de doenças que comprometem tanto a vida das pessoas e passou a imaginar, então, que como médica gostaria de transformar estas realidades. Porém, à época dos estudos universitários, faltaram condições financeiras para cursar Medicina.

Ingressou no curso de Ciências Biológicas da Unicentro, transformando o sonho de ser médica em ser pesquisadora. Buscou na graduação formas de aproximação com a genética, tendo feito iniciação científica na área e atuado diretamente na implementação do primeiro laboratório de genética da universidade.

Posteriormente obteve título de Mestre em Genética Evolutiva e de Doutora em Genética pela UFPR. Buscou novas abordagens em um dos maiores centros de pesquisas em saúde do mundo, na Suécia, sendo a primeira brasileira a realizar pesquisas no Departamento de Neurobiologia, Ciências do Cuidado e Sociedade do Instituto Karolinska.
Buscou ainda pós-doutorado em Bioética, e, hoje, Daiane é pesquisadora no IPEC – Instituto para Pesquisa do Câncer, em Guarapuava, onde, entre outras atividades, coordena a pesquisa genômica com alunos da APAE, visando diagnóstico genético molecular e aprimoramento da assistência aos mesmos.

Deixe um comentário

Agências do Trabalhador: Semana da Páscoa tem 22,2 mil vagas disponíveis no Paraná

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.908 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 1.176 vagas e operador de caixa, com 865

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a semana da Páscoa com a oferta de 22.237 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.908 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 1.176 vagas, operador de caixa, com 865 e abatedor, com 711 oportunidades.

Moradores do Oeste são os que mais têm chances de conquistar um novo emprego. A região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis: 4.744. São 1.328 vagas para auxiliar de linha de produção, 415 para magarefe, 399 para abatedor e 272 para operador de caixa. Em Foz do Iguaçu são 1.649 vagas. Os destaques são para alimentador de linha de produção (771), repositor de mercadorias (126), operador de caixa (97) e auxiliar de escritório em geral (73).

A Grande Curitiba tem 3.859 vagas abertas em todos os ramos da economia. São 483 oportunidades para alimentador de linha de produção, 210 para operador de caixa, 175 para faxineiro e 185 para atendente de lojas e mercados. Na Capital é possível encontrar ofertas para professor de inglês, torneio mecânico, cuidador de idosos, analista contábil, operador de máquinas fixas, técnico eletricista, fotógrafo, subgerente de loja e auxiliar de faturamento, além de vagas de estágio.

As demais regionais do Interior também acumulam muitas ofertas. Londrina (2.798), Campo Mourão (2.626), Pato Branco (1.529), Jacarezinho (1.301), Umuarama (1.218) e Maringá (1.159) têm mais de mil vagas cada.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 681 vagas, servente de obras, com 120, operador de caixa, com 85 vagas e repositor de mercadorias, com 65 oportunidades.

Na região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 1.027 oportunidades, magarefe, com 446, abatedor, com 122, e vendedor de comércio varejista, com 68. Na região de Pato Branco, são ofertadas 366 vagas para alimentador de linha de produção, 98 para magarefe, 94 para operador de caixa e 61 para faxineiro.

Em Maringá, Jacarezinho e Umuarama a indústria é o setor com maior quantidade de ofertas. Confira todas as vagas AQUI .

Atendimento – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.