Busão da Pérola passa a ter novos trajetos em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapua informa que, a partir do dia 24 de abril, o transporte coletivo de Guarapuava passa a atender a uma nova linha. Inicialmente em caráter experimental pelo prazo de 30 dias, o novo percurso visa melhorar o atendimento dos usuários das linhas Jardim Pinheirinho e Vila Bela.

“Vai entrar em funcionamento mais uma linha do transporte coletivo municipal para atender a região do Jardim Pinheirinho. Com isso, a intenção é desafogar os trechos do Jardim das Américas e do Aeroporto. A nova linha deve operar por 30 dias de forma experimental. Depois, os ônibus circularão de forma permanente nesta região. Com mais este coletivo à disposição da população, outras linhas que passam por ali também serão desafogadas. Isto beneficiará os passageiros”, contou o secretário da SETRAN, Adalberto Campos.

Para orientar a população, a SETRAN e a Pérola do Oeste estão disponibilizando avisos em todos os pontos de ônibus, informando sobre a nova linha. “Os avisos são para orientar as pessoas sobre a nova linha. A partir do dia 24, elas já podem utilizar o transporte público neste novo trajeto”, reforçou o secretário.

Trecho

O novo trajeto Fonte x Jardim Pinheirinho, em princípio, terá seis horários. Com isso, os passageiros da região dos bairros Jardim Pinheirinho e Vila Bela, poderão utilizar a nova opção.

Com a mudança, as linhas Aeroporto e Jardim das Américas deixarão de atender o Jardim Pinheirinho nos horários em que a nova linha passará por esta região.

Deixe um comentário

Setor de serviços foi o maior gerador de empregos no Paraná em fevereiro

Atividades relacionadas à prestação de serviços geram mais de 22,6 mil novos postos de trabalho

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no Paraná no mês de fevereiro. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades relacionadas à prestação de serviços tiveram 98.991 admissões, com um saldo de 22.665 novos postos de trabalho, o que representa uma expansão de 16,3% em relação a fevereiro de 2024.

A indústria apresentou o segundo maior saldo de empregos do estado, com 7.193 postos de trabalho, e que foi 5,2% maior do que o saldo de fevereiro de 2024.

O comércio, por sua vez, registrou um saldo de 5.428 novos empregos, com crescimento de 34,9% na variação anual. Foram gerados 39.176 novos empregos no Paraná em fevereiro, com 211.674 admissões e 172.498 desligamentos. Em comparação com fevereiro de 2024, quando o saldo de empregos foi de 33.179, a geração de postos de trabalho subiu 18,1% no estado.

Conforme avalia o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o desempenho positivo da economia paranaense no início do ano reflete na forte geração de empregos, especialmente no setor de serviços, que liderou as contratações no estado.

“O comércio também apresentou um saldo positivo de 5.428 novos empregos, com uma variação anual de 34,9%, reforçando a retomada da confiança dos empresários no setor. Esse crescimento está diretamente ligado ao bom desempenho das vendas em janeiro, que superaram a média nacional. O cenário estimula novas contratações e contribui para a manutenção do dinamismo econômico no estado”, observou.

Os municípios que mais geraram empregos no mês de fevereiro foram Curitiba (10.046), Toledo (2.311), Londrina (1.963), Maringá (1.739), Cascavel (1.468) e São José dos Pinhais (1.369).

“Em linhas gerais, os municípios paranaenses obtiveram um saldo de emprego formal em fevereiro de 2025 superior ao observado em fevereiro de 2024. Isso demonstra o forte desempenho socioeconômico do Paraná”, destacou Dezordi.