O Procon de Guarapuava realizou, entre os dias 07 e 09 de fevereiro, fiscalização em dez estabelecimentos bancários. A ação resultou na autuação do Banco Bradesco, por desrespeito à Lei Municipal, que limita em 20 minutos o tempo máximo de espera na fila, em dias normais e em dias de pagamento do funcionalismo público, e em 30 minutos, à véspera ou após feriados prolongados.
Na ocasião, conforme o órgão, constatou-se grande aglomeração de idosos aguardando atendimento nos caixas eletrônicos, os quais não eram suficientes para a demanda, assim como poucos atendentes para orientar os consumidores idosos.
A falha na prestação de serviço, segundo o Procon, resultou em ofensa aos direitos dos consumidores, em especial, dos idosos, que, inclusive, tiveram que esperar na parte de fora da agência em razão da aglomeração na parte interna.
De acordo com a Diretora do Procon, Luana Esteche, a ação pretende garantir o cumprimento da Lei Municipal, assim como zelar pelo atendimento de qualidade e em tempo razoável dos consumidores, em especial os idosos.
“A Lei prevê que nos dias normais, o tempo máximo de espera para atendimento é de 20 minutos e em dias após feriados prolongados, de pagamento a funcionários públicos, vencimentos de faturas das concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos públicos, o tempo de tolerância é de 30 minutos”, explicou.
O Procon informou que os bancos têm até dez dias para apresentar sua defesa, informando ainda as medidas tomadas para adequação do tempo máximo de espera nas filas, assim como na melhoria dos serviços de autoatendimento. E em caso de não atendimento às recomendações do órgão, a agência poderá ser multada por descumprimento da legislação municipal.
Denúncias
Os consumidores que enfrentarem grandes filas e aglomerações nas agências bancárias podem fazer a denúncia ao Procon Guarapuava pelo telefone (42) 3142-1931 ou pela internet, por meio do Click Procon
É importante que o consumidor guarde a senha, na qual fica registrado eletronicamente o horário de entrada no banco e, durante o atendimento, peça ao funcionário do caixa para anotar à caneta o horário em que foi atendido. A senha servirá como uma prova para que seja registrada a reclamação no órgão.