Banda Jovem de Guarapuava completa 44 anos

Viva e atuante em Guarapuava, e tendo como lema “Uma Banda, um Som!”, além de um invejável histórico de diversas conquistas e um repertório variado de músicas que vão desde a erudita à música popular, a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin, comemora seu aniversário de 44 anos em 2022. 

Em 07 de setembro de 1978, o maestro Leonel Rossetin e alguns músicos se apresentaram pela primeira vez no tradicional desfile cívico da cidade. Nesse momento, nasceu oficialmente a Banda Jovem de Guarapuava, batizada anos depois com o nome do maestro, idealizador do projeto.

“A nossa Banda Jovem Maestro Leonel Rossetin, é motivo de muito orgulho para nós guarapuavanos. Pois além de dar oportunidade para os jovens trabalharem com música, podemos contar com música de qualidade em nossos eventos aqui em Guarapuava e levar nosso nome nos representando em outras cidades e Estados do Brasil”, descreveu a secretária da Cultura, Rita Felchak.

A Banda é comandada atualmente pelo Maestro Oriel Bezerra da Silva, que iniciou suas atividades dentro do projeto aos 9 anos de idade. Formado em Música Licenciatura pela faculdade Claretiano, possui pós-graduação em Regência pelo Instituto Alpha Facec e atualmente está cursando Regência e tendo a mentoria da maestrina Katarine Araújo.

”O intuito do projeto é desenvolver trabalho social, psicológico e a formação de cidadão, livrando os jovens do tempo ocioso e lhes dando uma oportunidade de crescimento pela música.  Além (disso, o projeto viabiliza) o desenvolvimento cultural e artístico de seus integrantes para também abrilhantar os eventos de nossa cidade e região, e assim, manter a tradição de banda de música para nova geração de jovens”, destacou o Maestro.

Composta atualmente por 42 integrantes, desses sendo 28 aprendizes, o projeto é mantido pela prefeitura de Guarapuava que disponibiliza e patrocina instrumentos e uniformes, além de proporcionar uma bolsa aos músicosVale ressaltar que as oficinas de músicas são gratuitas e abertas para a comunidade. Os requisitos para participar são: Possuir 9 anos ou mais e estar estudando.

Os ensaios ocorrem na sede da Banda, localizada na Rua Guaíra,1920, Alto da XV.

Para saber mais sobre o projeto e de como participar, os interessados podem se dirigir diretamente ao local, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou entrar em contato pelo telefone (42) 3621- 4584.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril