Avião apreendido pela Polícia Federal será usado pela Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) começou a utilizar mais uma aeronave – um avião Beechcraft Baron B58. A aeronave de asa fixa completa o Grupamento de Operações Aéreas, que já possui três helicópteros atuando em serviços de polícia judiciária. O equipamento, assim como os demais, também será utilizado para transplante de órgãos e em ações relacionadas ao combate da Covid-19.

A aeronave, que foi apreendida pela Polícia Federal durante a Operação Enigma, em 2017, por decisão judicial foi destinado à PCPR para ações policiais. O avião é muito versátil e permite chegar à localidade mais distante do Paraná em cerca de uma hora e meia, a partir da base localizada em Curitiba.

A aeronave é fruto decisão da Justiça em favor da PCPR. A determinação é da 23ª Vara Federal de Curitiba. O avião foi apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Enigma, em 2017. Esta é a terceira aeronave destinada à instituição para operações policiais em virtude de determinação judicial.

O avião possui autonomia de cinco horas por voo, transporta seis pessoas, sendo quatro passageiros e dois pilotos, e circula em qualquer horário do dia por instrumento ou voo visual. Permitirá o transporte imediato de equipes policiais para qualquer região do Estado em pouco tempo, o mapeamento em áreas de crime, o acompanhamento de abordagens e monitoramento de crimes ambientais.

A aeronave também será utilizada como plataforma de observação de veículos e caminhões que, eventualmente, estejam transportando entorpecentes e demais produtos ilegais para dentro ou fora do Estado, assim como no transporte seguro de detentos de alta periculosidade.

 

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: