A construção da Avenida Beira Rio, considerada a maior obra de mobilidade urbana de Guarapuava, avança com com mais de 60% da drenagem executada. Após concluídas as desapropriações, as equipes trabalham em toda extensão da via para finalizar a drenagem do solo e realizar outros serviços de aterro.
“Temos orgulho de executar essa obra tão importante para melhorar a mobilidade urbana. A Beira Rio vai interligar regiões e conectar pessoas, além de diminuir o fluxo de veículos pesados que vem ou vão em direção ao norte do estado e que hoje é direcionado exclusivamente ao trevo principal, destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A nova avenida ligará os bairros Industrial e Vila Carli, margeando o Rio Xarquinho, indo da PR 466 e até a BR 277, até a trincheira da Vila Carli. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos com segurança e conforto aos motoristas.
Além do asfalto, será feita a sinalização viária, serviços de paisagismo, iluminação, calçadas e ciclovias. O projeto inclui ainda pistas duplas nos dois sentidos do trânsito, canteiro central e iluminação margeando o Rio Xarquinho.
Na fase atual, as máquinas atuam na movimentação de solo com corte e aterro para iniciar a base e a sub-base entre a BR 466 e a Rua Dourados. A base e a sub-base compõe a estrutura que fica abaixo da camada de asfalto. A secretária de Obras do Município, Jacqueline Satiko Tsuji, explica que a primeira fase exigiu a adequação do local para dar condições de execução da obra.
“O Rio Xarquinho devido a concepção da obra teve mudança e retificação em seu curso, mas nada que atrapalhasse a vida do cidadão. Esse foi um alinhamento necessário para continuarmos as obras sem interrupções.
Além disso houve mudanças das redes públicas de água, esgoto, drenagem e iluminação pública. Agora tudo está caminhando perfeitamente e trabalhamos de forma intensa para avançar às próximas fases do projeto”, enfatizou.