Avenida Beira Rio recebe nova fase de obras

A construção da Avenida Beira Rio, considerada a maior obra de mobilidade urbana de Guarapuava, avança com com mais de 60% da drenagem executada.  Após concluídas as desapropriações, as equipes trabalham em toda extensão da via para finalizar a drenagem do solo e realizar outros serviços de aterro.

“Temos  orgulho de executar essa obra tão importante para melhorar a mobilidade urbana. A Beira Rio vai interligar regiões e conectar pessoas, além de diminuir o fluxo de veículos pesados que vem ou vão em direção ao norte do estado e que hoje é direcionado exclusivamente ao trevo principal, destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A nova avenida ligará os bairros Industrial e Vila Carli, margeando o Rio Xarquinho, indo da PR 466 e até a BR 277, até a trincheira da Vila Carli. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos com segurança e conforto aos motoristas.

Além do asfalto, será feita a sinalização viária, serviços de paisagismo, iluminação, calçadas e ciclovias. O projeto inclui ainda pistas duplas nos dois sentidos do trânsito, canteiro central e iluminação margeando o Rio Xarquinho.

Na fase atual, as máquinas atuam na movimentação de solo com corte e aterro para iniciar a base e a sub-base entre a BR 466 e a Rua Dourados. A base e a sub-base compõe a estrutura que fica abaixo da camada de asfalto. A secretária de Obras do Município, Jacqueline Satiko Tsuji, explica que a primeira fase exigiu a adequação do local para dar condições de execução da obra.

“O Rio Xarquinho devido a concepção da obra teve mudança e retificação em seu curso, mas nada que atrapalhasse a vida do cidadão. Esse foi um alinhamento necessário para continuarmos as obras sem interrupções.

Além disso houve mudanças das redes públicas de água, esgoto, drenagem e iluminação pública. Agora tudo está caminhando perfeitamente e trabalhamos de forma intensa para avançar às próximas fases do projeto”, enfatizou.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).