Avaliação de provas dos aprovados em PSS do CIS5 está em fase final

Até a segunda quinzena, do mês de junho, alguns dos 311 profissionais deverão ser contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para atuarem no Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região (CIS5). Os aprovados, trabalharão para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e para o SAMU-Regional. A contratação será gradativa, de acordo com as demandas.

Em entrevista, a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, disse que as equipes estão concluindo a avaliação das provas e, nesta semana, os resultados serão publicados. Depois, explicou Maria José, há o período de contestação e interposição de recursos, caso algum candidato não concorde com sua pontuação ou classificação.

Em seguida, continuou, haverá uma nova chamada para a prova prática dos condutores e socorristas do SAMU-Regional. Só depois desta etapa, é que os profissionais serão convocados para trabalhar. A previsão, segundo a diretora, é que o AME comece a funcionar no início do mês de agosto.

“São 311 vagas. O chamamento dessas pessoas será gradativo, de acordo com os serviços implementados. Tanto para o AME, quanto para o SAMU-Regional. A comissão fez a avaliação dessas provas. Hoje (dia 6 de maio) eles devem fazer o fechamento deste trabalho e, na próxima, semana, deverão ser publicados os resultados. Em seguida, haverá alguns dias para interposição de recursos, como descrito no edital.

A comissão do PSS avalia esses recursos, quando sai a publicação dos novos resultados e dá seu parecer, mantendo ou alterando a classificação do candidato. Com a conclusão de mais esta etapa, os condutores e socorristas do SAMU-Regional serão chamados para realizarem a prova prática. Os trâmites para estas funções, quanto aos recursos, são os mesmos. Concluídas as etapas, aí, então, serão publicados os resultados definitivos, para, então, começarmos a chamar as pessoas”, detalhou Maria José.

Ao todo, 20 municípios fazem parte do CIS5. Os atendimentos das especialidades médicas, com consultas e exames eletivos, serão concentrados na sede do AME, em Guarapuava. Já as bases do SAMU Regional, serão descentralizadas e distribuídas em Guarapuava e mais 10 municípios.

“Além de Guarapuava, teremos bases descentralizadas em Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo. Nossa pretensão, no início, era ter começado a atender ainda em março. No entanto, temos muitos prazos legais a serem cumpridos, desde o PSS, passando por licitações e compra de materiais. Grande parte dos equipamentos e mobiliários já estão disponíveis”, concluiu a diretora executiva.

Quando estiver operando, o AME atenderá uma média de 700 pessoas por dia, nas mais diversas especialidades da saúde.

Deixe um comentário