Autoleitura de energia evita faturamento pela média

Quem reside em localidades de difícil acesso ou está sujeito a alguma situação que impeça o colaborador da concessionária de realizar a leitura do consumo de energia, pode realizar a autoleitura. A medida, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), evita o chamado faturamento pela média e permite acompanhar o consumo, já que a pessoa mesmo pode verificar os números no seu medidor de energia e informá-los diretamente à Energisa. 

“A autoleitura é uma opção disponível tanto para moradores das áreas rurais, quanto urbanas. Porém, para que a leitura seja cadastrada na Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo e também observar o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta de energia”, esclareceu o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Dalessandro Luis Mafei.

A numeração conferida no medidor de energia pode ser enviada à distribuidora por meio do aplicativo Energisa On, site e Call Center. Além da praticidade para o cliente que pode acompanhar sistematicamente o próprio consumo, a autoleitura evita que a conta de energia seja faturada pela média dos últimos 12 meses, caso o leiturista encontre algum impedimento para acessar o medidor de energia do cliente.

Embora seja autorizada pela Aneel, a fatura pela média é realiza apenas em último caso, ou seja, em situações em que o leiturista encontra o portão fechado e não consegue visualizar o medidor; ausência de pessoas na casa, imóveis desocupados, cães soltos que também podem oferecer algum risco à segurança do nosso profissional”, exemplificou Dalessandro, acrescentando que a Energisa tem buscado reduzir as leituras por média.

Como fazer a autoleitura

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa verificar o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia e informá-lo corretamente à Energisa.

Essa comunicação de leitura pode ser feita pelo aplicativo Energisa On (que pode ser baixado gratuitamente no celular); site energisa.com.br (na opção “Informar leitura”); ou pelo 0800 70 10 326. Nesses canais também é possível esclarecer dúvidas sobre esse e outros serviços da Energisa. Se, porventura, o cliente não conseguir acessar um desses canais, poderá informar a leitura em uma agência de atendimento da distribuidora.

Deixe um comentário