Audiência discute o transporte coletivo distrital em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava promoveu, na noite dessa quinta-feira (13), a Audiência Pública do Plano de Transporte Coletivo Distrital do município. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve como objetivo apresentar as propostas para o novo sistema de transporte coletivo distrital para Entre Rios, Guairacá, Guará e Palmeirinha.

Além disso, o evento também reuniu as organizações sociais, entidades e movimentos vinculados aos vários segmentos da sociedade civil, com atuação nos territórios de Guarapuava e seus distritos, que constituem as principais parcerias para os esforços de mobilização da construção democrática do Plano, com o objetivo de demonstrar e debater publicamente a respeito desta temática.

Durante a audiência, o diretor da URBTEC, empresa responsável pelo Plano, Gustavo Taniguchi, apresentou para todos os presentes, a maneira de como foram feitas as pesquisas que os levaram a decidir pela melhor forma de elaborar o novo Plano. Foram apresentadas também, as metodologias que essas pesquisas foram aplicadas e os seus resultados.

“O plano de transporte distrital é justamente esse conjunto de ações, o diagnóstico das propostas, do cálculo das falhas, do modelo da concessão englobada de forma organizada. Também fazemos um assessoramento ao município durante o processo de licitação, ajudando com os esclarecimentos técnicos e jurídicos, sobre tudo que for pertinente ao sistema”, explicou Gustavo.

Vários fatores foram levados em conta, como a demanda pelo transporte distrital, o tempo de locomoção dos passageiros e até as condições que os ônibus precisam ter para melhor atender os seus usuários. Na ocasião, também foi apresentada a situação do sistema de transporte atual, que serviu para auxiliar os desdobramentos e pesquisas para a criação do novo sistema.

A audiência ainda ficou aberta para que os participantes pudessem dar sugestões e esclarecer as suas dúvidas sobre o projeto. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, “o novo plano procura atender de melhor forma e com mais abrangência os distritos de Guarapuava. Então, é muito importante que tiremos as nossas dúvidas, não só da Secretaria de Trânsito, mas também com a empresa que se reuniu aqui para tentar fazer o estudo técnico, para que o grupo atenda plenamente à nossa população”.

Também foi informado que será aberto um edital para o processo de licitação. As empresas que quiserem participar, devem conter todas as coisas básicas descritas no edital, que será disponibilizado no site da prefeitura.

Lembrando que todo o Plano apresentado na audiência de ontem está disponível no site da prefeitura na aba da Secretaria de Trânsito e Transportes com o nome “Plano de Transporte Distrital”.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).