A Prefeitura de Guarapuava promoveu, na noite dessa quinta-feira (13), a Audiência Pública do Plano de Transporte Coletivo Distrital do município. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve como objetivo apresentar as propostas para o novo sistema de transporte coletivo distrital para Entre Rios, Guairacá, Guará e Palmeirinha.
Além disso, o evento também reuniu as organizações sociais, entidades e movimentos vinculados aos vários segmentos da sociedade civil, com atuação nos territórios de Guarapuava e seus distritos, que constituem as principais parcerias para os esforços de mobilização da construção democrática do Plano, com o objetivo de demonstrar e debater publicamente a respeito desta temática.
Durante a audiência, o diretor da URBTEC, empresa responsável pelo Plano, Gustavo Taniguchi, apresentou para todos os presentes, a maneira de como foram feitas as pesquisas que os levaram a decidir pela melhor forma de elaborar o novo Plano. Foram apresentadas também, as metodologias que essas pesquisas foram aplicadas e os seus resultados.
“O plano de transporte distrital é justamente esse conjunto de ações, o diagnóstico das propostas, do cálculo das falhas, do modelo da concessão englobada de forma organizada. Também fazemos um assessoramento ao município durante o processo de licitação, ajudando com os esclarecimentos técnicos e jurídicos, sobre tudo que for pertinente ao sistema”, explicou Gustavo.
Vários fatores foram levados em conta, como a demanda pelo transporte distrital, o tempo de locomoção dos passageiros e até as condições que os ônibus precisam ter para melhor atender os seus usuários. Na ocasião, também foi apresentada a situação do sistema de transporte atual, que serviu para auxiliar os desdobramentos e pesquisas para a criação do novo sistema.
A audiência ainda ficou aberta para que os participantes pudessem dar sugestões e esclarecer as suas dúvidas sobre o projeto. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, “o novo plano procura atender de melhor forma e com mais abrangência os distritos de Guarapuava. Então, é muito importante que tiremos as nossas dúvidas, não só da Secretaria de Trânsito, mas também com a empresa que se reuniu aqui para tentar fazer o estudo técnico, para que o grupo atenda plenamente à nossa população”.
Também foi informado que será aberto um edital para o processo de licitação. As empresas que quiserem participar, devem conter todas as coisas básicas descritas no edital, que será disponibilizado no site da prefeitura.
Lembrando que todo o Plano apresentado na audiência de ontem está disponível no site da prefeitura na aba da Secretaria de Trânsito e Transportes com o nome “Plano de Transporte Distrital”.