Atingidos pelas chuvas em Guarapuava recebem atendimento

Nesta segunda-feira (30), as equipes da prefeitura de Guarapuava estiveram em campo continuando com os atendimentos às famílias atingidas das fortes chuvas que caíram em Guarapuava nos últimos dias.

Desde o início das fortes chuvas, a administração municipal está em atendimento e monitoramento de áreas de risco com as equipes da Defesa Civil, secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Obras e Trânsito e Transportes, SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), o acumulado de chuvas registrados no município durante o mês já ultrapassam os 500 milímetros (mm), ou seja, mais que o dobro do que era esperado pelos especialistas (221,3mm).

“Guarapuava tem sido afetada pelas chuvas e, no momento, estamos trabalhando dia e noite para que todas as famílias sejam assistidas pela Secretaria e pelas equipes da Defesa Civil. Quando necessário, fazemos o trabalho de realocação para garantir que nenhuma pessoa corra riscos permanecendo no local afetado. Até que as chuvas acalmem continuaremos de plantão para quaisquer emergências”, destacou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

Nesta segunda, a equipe da Defesa Civil foi acionada para realizar o atendimento em algumas casas que estavam sob risco de deslizamento. Chegando no local foi constatado que três residências tinham risco iminente, sendo assim, foi realizada a triagem, juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), para a realocação das famílias e a interdição do local, após a equipe, juntamente com os moradores, retirarem os pertences necessários para a saída.

“Realizamos a interdição provisória dessas residências até que o tempo melhore para que possamos fazer uma nova avaliação, pois de imediato a gente recomendou as famílias a se retirarem das casas por garantia, porque não temos como prever a intensidade que a chuva virá e nem se podem ocorrer mais danos”, declarou o representante da Defesa Civil do município, Tiago Bronoski.

Também foram realizadas visitas em outros pontos da região, como no bairro Jordão, onde o nível do rio subiu rapidamente e invadiu as estradas, interditando alguns pontos do local. Famílias que tiveram suas residências atingidas pela elevação das águas do rio também estão sendo monitoradas para a possível realocação, caso seja necessário.

Em caso de qualquer ocorrência, os telefones para contatos emergenciais são: 193 (Bombeiros) ou 42 9 9970-9482 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).

*Matéria em atualização, publicada às 16h30 desta segunda-feira (30).

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: