Artigo: Dificuldades de aplicar inovação nas empresas e como resolvê-las

As empresas estão buscando constantemente maneiras de inovar e se destacar no seu mercado de atuação. No entanto, o uso da inovação no ambiente corporativo nem sempre é uma tarefa fácil, e por isso muitas organizações têm enfrentado desafios durante esse processo.

De acordo com o estudo da Deloitte em parceria com o Instituto Eldorado, houve um aumento de 24% na adesão das instituições brasileiras à prática de inovação aberta e à interação com o ecossistema. O levantamento também destaca que, nos últimos três anos, ocorreu um crescimento no investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área analisada.

Além disso, a pesquisa aponta que 78% delas que realizam PD&I na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) adotam a inovação aberta e assim procuram novas tendências, conhecimento tecnológico e a incorporação de conhecimentos de mercado em seus negócios. Esses dados mostram que há uma gama de oportunidades que ela pode ser aplicada, mas algumas delas possuem dificuldades nisso. Confira alguns exemplos disso e como elas podem solucioná-las:

1 – Falta de cultura organizacional: Esse é um problema comum que pode afetar a adoção de novas tecnologias pelos funcionários, principalmente aqueles que estão acostumados a trabalhar da mesma forma há muito tempo. Para superar isso, é preciso criar processos que os incentive a experimentar soluções diferentes e dar feedback sobre essas iniciativas. Outro desafio é a falta de verba para pesquisa e desenvolvimento, pois sem orçamento dedicado para essa área fica difícil posicioná-la no seu mercado. Por isso, é importante investir em parcerias com instituições que desenvolvem novas soluções de forma colaborativa.

Outra dificuldade é a resistência dos funcionários por mudanças, mesmo que estas sejam benéficas. Por isso é preciso incentivar os colaboradores a se desenvolverem junto à empresa, definindo claramente os objetivos a fim de gerar soluções inovadoras e caminhar na mesma direção.

2 – Cultura sem constância: Para se tornar uma empresa inovadora, é preciso implementar uma cultura constante de inovação. Dessa forma, é importante ressaltar que a mesma não deve ser vista como um projeto único e isolado, mas sim como um processo sucessivo que deve ser mantido ao longo do tempo. Somente assim será possível obter resultados consistentes e alcançar uma posição de destaque no mercado.

3- As corporações não sabem validar os projetos: Isso acontece principalmente porque as empresas se apegam a ideias isoladas e a suposições e previsões sem base sólida. Para mudar esse cenário, é importante que as empresas criem procedimentos de validação com o objetivo de avaliar se a ideia é boa e se trará resultados positivos.

Mas, para isso, as corporações devem ter ciência que esse é um processo que deve ser conduzido por meio de testes de campo, avaliações e visão de mercado, e é fundamental que se tenha conhecimento recursos e procedimentos bem estruturados para alcançar o objetivo final, principalmente porque ela envolve muita complexidade e depende da prova de conceito, resultados iniciais e indicadores claros.

Portanto, gestores e líderes fiquem atentos à essas dicas, pois dificuldade sempre vai existir, mas há uma gama de oportunidades a serem exploradas no universo de inovação e o futuro está só começando. Todos esses esforços valerão a pena.

Denis Ferrari – CEO da Azys, primeira aceleradora de inovação independente do Brasil.

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