Conforme solicitado pela prefeitura de Guarapuava, haverá um aumento de 65 quilômetros da atual rede de esgoto, abrangendo os bairros do Jardim das Américas, Paz e Bem, Vila Bela (na região do CAIC), Jardim Califórnia (Santana), Vila Jordão, Vila Mirim, Continental, Boqueirão, parte do bairro Santa Cruz que ainda não tinha cobertura e o distrito da Palmeirinha.
A Sanepar está realizando reuniões com os moradores que serão atendidos com a ampliação da rede de esgoto. O objetivo é orientar sobre o uso adequado e abordar o funcionamento da ligação da estrutura até a rede, antes do início da execução das obras. Nesta semana foram promovidos encontros comunitários no Alto Cascavel e Jardim Patrícia.
“É uma prioridade de nossa gestão conseguir levar a rede de esgoto a 100% da população guarapuavana. Com essas obras, vamos cobrir alguns pontos nos maiores bairros da cidade, em novas áreas ocupadas e especialmente, avançar no atendimento dos distritos”, declarou o prefeito Celso Góes.
Com esta ampliação de atendimentos, a Prefeitura conseguirá dar mais qualidade de vida aos moradores desses locais e isso reflete também nos índices de desenvolvimento urbano no país.
“Há pouco tempo o Município subiu 73 pontos na classificação urbanística, ocupando hoje a vigésima posição no Brasil e um dos principais índices analisados é o saneamento básico.
Nossos números são muito significativos e, com estas obras, estaremos ainda mais evoluídos. Temos ainda algumas regiões que não foram contempladas, mas o Prefeito Celso está numa busca contínua de novos convênios para melhorar ainda mais nossos índices”, acrescentou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu.
Investimentos – Em reunião realizada no mês de outubro em Curitiba, o prefeito Celso Góes e o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, também foram acordadas a expansão do sistema de abastecimento de água de quase sete quilômetros de adutoras e aumento de produção de água para 600 l/s.
A Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural passará de 82,82% da população atendida para 90%. A previsão para o término das obras é para 2024.