Ambulantes às margens de rodovias são fiscalizados pelo Procon

Entre terça (20) e quinta-feira (22) o Procon de Guarapuava realizou fiscalização junto ao comércio de legumes, hortaliças e frutas por ambulantes nas proximidades das rodovias que passam pelo perímetro urbano da cidade de Guarapuava.

A fiscalização se deu em razão de denúncias de que havia comercialização de produtos com divergência de peso e qualidade de alguns produtos.

Conforme o inciso III do Art. 6º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) é direito básico do consumidor receber informação adequada e clara sobre os produtos que está adquirindo, com especificação correta sobre a quantidade, características e qualidade dos produtos.

Foram visitadas 10 bancas e apenas uma delas não possuía balança disponível para pesagem. As irregularidades apresentadas serão analisadas pela Divisão de Fiscalização do Procon e seu dono pode ser autuado. A maioria dos comerciantes dispunham de balanças.

De acordo com a Coordenadora do Procon Luana Esteche Nunes “Essa ação teve como objetivo resguardar os direitos dos consumidores, analisando itens como exposição clara dos preços, peso e características do produto oferecido.

Devendo o consumidor exigir que a pesagem do produto seja feita em sua frente, observando se o visor da balança está zerado antes da pesagem, além de verificar se o visor oferece condição satisfatória de leitura”concluiu Luna.

Também foi constatado falta de alvará e/ou autorização do município para comercialização de tais produtos em locais públicos.

Quanto à qualidade de alguns produtos, os chamados ” refugos” pelo comércio formal na informalidade ganha preços mais baixos, mas ainda em condições de consumo. O Procom alerta para que estes produtos sejam expostos de forma mais clara, antes de ser repassado ao consumidor.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril