O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, realizou a entrega de 18 mochilas kits, com ferramentas e instrumentos que auxiliarão os agentes de combate a endemias nas ações a campo de controle e combate a focos do Aedes.
“Esse material é uma novidade no município, esse kit vai auxiliar todos os agentes a executar o seu trabalho de campo, principalmente nessa questão da captura e coleta das larvas do Aedes”, disse Suzana de Souza, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental.
Os kits recebidos hoje contém fichas de preenchimento, tubos de coleta e pesca de larvas, lanterna, recipientes para coleta de água, peneiras, colheres, bandeira, entre outros equipamentos utilizados pelos agentes.
“Para nós, é de grande importância esse kit. Porque vai ajudar muito no trabalho de casa em casa. Nós fazemos a vistoria e o controle de possíveis focos da dengue e às vezes tem lugar assim que é difícil acesso e, esse kit vai ajudar muito nós”, explicou a agente de combate a endemias, Rosa de Fátima Sidor.
Os agentes já estão nas ruas, visitando as casas para averiguar e orientar a população sobre os cuidados de prevenção a dengue. Em março, começa a realização do 2° LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2022, onde as informações servem para determinar ações de controle e conscientização.
Cuidados de prevenção
A prevenção é essencial, todos devem fazer a sua parte tendo cuidados básicos como:
Tampar os tonéis e caixas d’agua, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo,
– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia,
– Tampar as lixeiras,
– Limpar os ralos e colocar tela,
– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.