O governador Beto Richa participou nesta semana, no Aeroporto Afonso Pena, do encontro em que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou os resultados da 16ª rodada da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, que avalia o sentimento dos usuários de transporte aéreo nos 15 maiores aeroportos do País. O aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (RMC), foi avaliado como o melhor terminal do Brasil.
Estamos muito orgulhosos pelo resultado. Hoje o aeroporto é um grande exemplo de que a administração pública pode ser tão eficiente quanto a administração privada, garantindo satisfação aos usuários com os serviços prestados, disse o governador. Ele também relatou que, graças aos investimentos feitos nos últimos anos, o aeroporto dobrou sua capacidade de atendimento. Com investimentos e obras passamos de sete para 15 milhões de passageiros ao ano.
SETE VEZES – O ministro Maurício Quintella, ao relatar os números da pesquisa, também lembrou que não é a primeira vez que o aeroporto Afonso Pena foi eleito como o melhor do Brasil. Nas 16 pesquisas realizadas, esse terminal foi o vencedor por sete vezes, inclusive na 15ª rodada, realizada no primeiro trimestre 2016. Hoje é heptacampeão. De uma pontuação de 1 a 5, o aeroporto atingiu 4,72, o que é um recorde entre todos os aeroportos pesquisados, disse.
PESQUISA – Realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2016, a pesquisa ouviu 14.085 mil passageiros. Dos 37 indicadores medidos, como cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, sanitários limpos, informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem e satisfação com o tempo de fila no check-in, o Afonso Pena ficou em primeiro lugar em 11 e em segundo em 12.
TERCEIRA PISTA – No evento, o governador Beto Richa disse que existe a possibilidade de uma parceria entre o Governo Estadual, o Governo Federal e a Prefeitura de São José dos Pinhais para a construção de uma terceira pista, de 3,2 mil metros no Aeroporto Afonso Pena, que seria usada por aviões cargueiros. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que também esteve presente no evento, um estudo sobre a necessidade do projeto foi entregue ao ministro dos transportes. Entregamos uma pesquisa mostrando a importância da nova pista. Já vamos montar uma equipe para encontrar uma solução para que a construção aconteça em tempo razoável, relatou.
NO INTERIOR – O governador e o ministro também conversaram sobre os investimentos e a parceria do Governo Federal e Governo Estadual em outros aeroportos do Paraná, como os de Cascavel, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. Essa parceria e o alinhamento de estratégia e visão que existem hoje entre o Governo do Estado e o Governo Federal vão possibilitar ótimos avanços no serviço de atendimento à população, disse Richa.
AEN/PR