ACIG promove reunião com lojistas sobre o Natal no centro de Guarapuava
Encontro definiu planos e estratégias para os lojistas prejudicados com as obras da Rua XV de Novembro
Na manhã desta sexta-feira (01), a ACIG promoveu uma reunião extraordinária com os lojistas da Rua XV de Novembro e demais lojas do centro da cidade para definir estratégias e planos a fim de ajudar o comércio local, que está sendo prejudicado pela mudança das festividades e decorações de Natal. Anualmente, a Parada de Natal da ACIG, que sempre ocorreu em parceria com a prefeitura na Rua XV de Novembro, assim como todas as decorações, a Praça do Papai Noel e demais espaços, se concentravam na Praça 9 de Dezembro. Contudo, com as obras de revitalização da Rua XV, os planos mudaram em 2024, afetando severamente o comércio local.
Após a reunião, ficou definido que os lojistas enviarão um documento à prefeitura solicitando a possibilidade de que algumas festividades aconteçam no calçadão, já que parte da obra está concluída. Caso o documento não seja aceito, a ACIG, em conjunto com os lojistas, criará estratégias; uma delas é fazer a Parada de Natal na Rua Senador Pinheiro Machado, em frente à Catedral Nossa Senhora de Belém, e realizar uma parceria com o coral da catedral para uma cantata de Natal. Além disso, a ACIG, em parceria com os lojistas, trará o “Trenzinho de Natal” e decorações atrativas em suas fachadas para atrair o público.
“Precisamos pensar em algo com urgência; o tempo está passando, e o comerciante não pode ficar sem uma alternativa neste Natal. Levar tudo para o Parque do Lago tira essa possibilidade do comerciante ter o consumidor próximo para transitar e visitar suas lojas”, argumentou o presidente da ACIG, Claudinei Pereira.
Durante o período de campanha, nos garantiram que as obras seriam concluídas e que teríamos atenção nesta época do ano. Não podemos ficar sem decoração ou algo do tipo; esta é uma das datas mais importantes para o comércio local. Estamos pedindo o básico, que é ajuda nesta época do ano, como foi em todos os anos anteriores”, ressaltou Caroline Tait Valenga, lojista que participou da reunião.
O documento será enviado na próxima semana, e as ações já estão sendo tomadas para mitigar os prejuízos do comércio local por parte da ACIG, CDL e entidades ligadas ao comércio.
Confira mais sobre o assunto na reportagem abaixo:
Com informações da Acig