ACIG e parceiros se reúnem com a prefeitura para debater sobre as obras da XV de Novembro
Entidades pedem paralisação dos serviços por conta da desqualificação da empresa e readequação do projeto
No dia 17 de janeiro, a ACIG, juntamente com entidades que representam os setores: do comércio, serviço, indústria, profissionais liberais, CDL, Fiep, e Fecomércio, realizou, em sua sede, uma reunião com a vice-prefeita de Guarapuava Rosangela Virmond e o secretário de Planejamento e Urbanismo Thiago Pffan, além outras secretarias respectivamente representadas, e da União Guarapuavana das Associações de Moradores (UGAM).
A solicitação da reunião foi via Secretaria de Planejamento e Urbanismo para ouvir das entidades as demandas relacionadas à obra. Com um investimento de aproximadamente R$14 milhões, financiado pelo Paraná Cidade, as obras começaram no dia 14 de maio de 2024, e a conclusão das duas quadras iniciais estava prevista para 90 dias, mas com os atrasos, a obra se estendeu por 7 meses prejudicando severeamente o comércio local.
Durante a reunião, a solicitação das entidades à prefeitura foi de paralisação das obras por conta da desqualificação da empresa, além do pedido de readequação do projeto, discutido com os lojistas e instituições.
“Nós acompanhamos a obra diaramente, pois, estamos localizados na Rua XV, e infelizmente ouvimos diversos relatos de lojistas associados, que foram prejudicados com os atrasos e os transtornos da obra. Agora, que a fase inicial está finalizada, é possível ver que há diversos problemas com a execução e qualidade da obra por parte da empreteira. Por isso, a reunião foi de extrema importância para alinharmos os objetivos, afim de que, ninguém mais saia prejudicado”, afirmou a presidente da ACIG, Maria Inês Guiné.
O que diz a prefeitura sobre o assunto
A Prefeitura de Guarapuava destacou seu compromisso em trabalhar em parceria com o comércio local para enfrentar os desafios e avançar com projetos que priorizem o bem-estar coletivo. Em comunicado, a administração municipal afirmou estar sensível às preocupações da comunidade e enfatizou a importância de promover uma transformação positiva e sustentável na cidade.
De acordo com a Prefeitura, a participação dos comerciantes e cidadãos é essencial para o sucesso das iniciativas em andamento. O governo municipal ressaltou a relevância de manter um diálogo aberto e transparente, reforçando a busca por soluções conjuntas que atendam às necessidades de todos os envolvidos.
A gestão também destacou a força da parceria entre o setor público e os empresários locais como fator determinante para superar os obstáculos e impulsionar o desenvolvimento econômico de Guarapuava. Vale ressaltar, que a ACIG vai continuar buscando soluções e proporcionando movimentos e discussões com o setor público, para uma resolução mas rápida e viável possível.
Confira também o podcast com o prefeito Baitala onde ele também fala sobre as obras da Rua XV.
Com informações da Acig