Acesso na Praça Digital de Carambeí quase triplica em dois meses após inauguração

Com um aumento de 154% no número de usuários cadastrados para o uso da internet gratuita disponibilizada na Praça Digital da cidade, Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, vem facilitando a comunicação dos moradores.

Após a inauguração, no final de agosto, somente no primeiro dia 730 pessoas já haviam se cadastrado para usufruir o sinal. Atualmente já são mais de 1800 usuários. São 3MB Full de fibra óptica, sem limitação de banda, para a população navegar.

O prefeito da cidade, Osmar Blum, destaca a importância da iniciativa que marcou o início de implantação de um projeto mais amplo para transformar Carimbeí em cidade digital. Segundo ele, a Praça Digital vem beneficiando população e turistas na região.

Dentro desse número de cadastrados temos muitos turistas, pessoas que passam pelo nosso município e que precisam de um sinal de qualidade para, por exemplo, se localizar, contou o prefeito. A praça se tornou mais atrativa para a população, hoje vão famílias inteiras para utilizar o sinal e se comunicar com mundo através dele, completou.

A Praça Digital também trouxe uma inovação: um portal exclusivo sobre a iniciativa foi criado e serve de entrada para os usuários que utilizam a internet gratuita em Carambeí, trazendo informações sobre o projeto e também sobre a cidade. A ideia é que o site se torne mais um canal de interação entre sociedade e poder público.

  • Ampliação do sinal

Carambeí possui um projeto de ampliar o sinal da Praça Digital para toda a sua extensão, disponibilizando internet gratuita para toda a população. Segundo o diretor de T.I da cidade, Rodrigo Coelho de Moura, a Praça Digital foi essencial para decidir pela ampliação. Não temos o que reclamar do sinal, ele funciona e a população aderiu muito bem a ideia. Agora a meta é ampliar e distribuir o sinal para toda a cidade até o mês de fevereiro de 2016, disse o diretor.

  • Congresso

A experiência de Carambeí será apresentada neste mês no 3° Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais. A ideia será falar sobre o processo de desenvolvimento de uma cidade digital juntamente com outras experiências locais.

O evento vai reunir prefeitos e gestores para tratar dos benefícios de se investir em tecnologia nos serviços públicos, dando mais eficiência, reduzindo custos e aumentando a arrecadação municipal. O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o apoio do Ministério das Comunicações, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e associações de municípios regionais, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), Prefeitura de Pinhais e Terra Roxa Investimentos.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser realizadas pelo site http://redecidadedigital.com.br.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.