A Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres terminou nessa sexta-feira (10), com uma série de ações realizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná. Desde o dia 20 de novembro, a programação reuniu uma audiência pública, a instalação de um fórum e encontros regionais.
“Com a presença de lideranças municipais, estaduais e nacionais reforçamos a luta por igualdade e pelo fim de todo tipo de violência de gênero. Com palestras, rodas de conversa e muito debate, os eventos serviram para multiplicar boas práticas na construção de uma sociedade mais justa para todos e todas”, disse a deputada Cristina Silvestri, que é procuradora da mulher na Assembleia Legislativa.
Programação – No dia 22 de novembro, uma audiência pública virtual debateu a violência política de gênero e os desafios sociais que as mulheres enfrentam para entrarem e permanecerem em posições de liderança.
O evento contou com uma palestra da juíza Adriana de Lourdes Simette, presidente da Comissão Mulheres na Política do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Ela falou sobre a Lei 14.192/2021, que trata do combate à violência política contra a mulher.
Já no dia 29 de novembro, foi realizada, na Assembleia Legislativa, a instalação e a posse do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. O grupo reúne representantes de 11 partidos, unidos em busca da representatividade da mulher na política e do combate à desigualdade e a todos os tipos de violência de gênero.
A programação também contou com Encontros Regionais Descentralizados da Procuradoria da Mulher do Paraná. No dia 26 de novembro o encontro foi em Guaíra, no Noroeste do estado, e no dia 3 de dezembro, em Guarapuava.
Os eventos reuniram representantes de vários municípios das regiões e contaram com rodas de conversa sobre a importância da Procuradoria da Mulher e os trabalhos das procuradoras e palestras com especialistas. Além disso, um stand da Procuradoria ficou à disposição do público para informações, esclarecimentos sobre a criação de procuradorias municipais.
Campanha – A Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. No Paraná a Campanha foi regulamentada através da lei 20.234/2020 e compreende 21 dias (20 de novembro a 10 de dezembro).
A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, atende às metas estabelecidas pelo Objetivo 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.