O incentivo ao esporte em Guarapuava tem possibilitado que cerca de 300 crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, possam realizar aulas de futebol no projeto “Descobrindo Talentos”. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Recreação, e tem o objetivo de fomentar a prática esportiva e revelar novos campeões.
Para o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, é fundamental ter um projeto como este. “A criança participa sem ter custo e os professores são especializados.
Além de fazerem parte do programa, as crianças e adolescentes têm acesso a toda a parte social, como interação e educação. E ainda existe a possibilidade dessa criança ser descoberta por olheiros. O esporte transforma a vida dos alunos que participam”, destacou o secretário.
O coordenador e técnico de futebol José Antonio Pereira – Toninho Paraná – comentou que as aulas têm impactado os alunos.
“Nós temos três núcleos importantes nesse projeto: a prefeitura, com a Secretaria de Esportes, com o apoio que vem nos dando, e os pais que estão sempre acreditando no nosso trabalho.
O grande objetivo é que as crianças pratiquem esportes e que elas se sintam felizes. Isso é importantíssimo e fundamental, pois aos poucos, eles vão evoluindo e passam a querer estar aqui”, afirmou o técnico.
Para a garotada que estiver interessada, as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, durante a manhã e tarde, no Campo Municipal, ao lado do Ginásio de Esportes Joaquim Prestes. Os pais ou responsáveis dos interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes ou ir até o local das aulas e conversar com o coordenador das atividades.
Para Liberato Correia Júnior, professor de futebol, o desenvolvimento dos alunos vai além do esporte. “Nós vemos uma evolução tanto na questão de técnica no jogo, mas também na questão pessoal deles como seres humanos. Alguns meninos chegam muito tímidos e a gente vê que aos poucos, vão se soltando e fazendo amizades. Isso é gratificante para a gente como profissional”, relatou o professor.
Já para os alunos, “Descobrindo talentos” é uma chance de realizar os sonhos e fazer novos amigos. “Conheci o projeto pelo meu professor e ele me trouxe, junto com mais um amigo para cá.
O que eu mais gosto são os amigos que fiz, as viagens, os momentos no ônibus e no alojamento. Eu quero seguir carreira no futebol. É meu sonho “, comentou João Paulo Ribeiro da Silva, aluno do projeto, de 13 anos.
“Vim para o projeto por causa de uma amiga. Eu continuei participando dos treinos, pois tenho um sonho de, quem sabe, conseguir jogar profissionalmente.” contou Alícia da Silva, de 14 anos, fã de Cristiano Ronaldo.