Orgulho guarapuavano: Welder Knaf representa município nas paralimpíadas

No ano passado, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fez a convocação dos 278 atletas que participam da Rio 2016. Entre os convocados, uma feliz surpresa: o mesatenista guarapuavano Welder Knaf representaria o município nos jogos. Nessa modalidade apenas mais um do Paraná foi convocado: Claudiomiro Segatto, de Curitiba.

O paratleta estreou com vitória agora pela manhã nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. O mesatenista não deu chance para o sueco Victor Sjoqvist e venceu por 3 a 0, se tornando líder do grupo H. Na segunda partida Wlder enfrentou o alemão Thomas Schmidberger, atual número 1 no ranking mundial, que venceu o jogo por 3 a 0, garantindo vaga na semifinal. Com a derrota, Knaf ficou fora da disputa por medalhas no individual, mas ainda participa na competição por equipes.

História do atleta

O guarapuavano é o nono colocado no ranking mundial da Classe 3, sendo o vice-campeão no Canadá. Welder também foi classificado nos torneios que participou: no Aberto da República Tcheca, prata individual e ouro por equipes; no Aberto de Marrocos, campeão individual e por equipes; na Copa Chile, novamente campeão individual e por equipes.

Sobre os jogos

Esta é a maior delegação paralímpica do país, com 181 homens e 97 mulheres e, pela primeira vez, o país tem representantes nas 22 modalidades esportivas. Andrew Parsons, presidente do CPB, disse que a meta é alcançar o quinto lugar. O Brasil não entra em nenhuma das 22 modalidades para ver como é que é, para passear. Nas 22 [modalidades], somos muito competitivos, afirmou.

Os jogos seguem até 18 de setembro. Segundo Parsons, atletismo e natação ainda são os carros-chefes da delegação, mas outras modalidades, como a canoagem, que está pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos, também representam esperança de medalha.

O presidente do CPB informou que não teme a redução de recursos após a Paralimpíada. A principal fonte de financiamento dos esportes paralímpicos é a Lei Agnelo/Piva, que prevê a destinação de 2% da arrecadação bruta das loterias federais em operação no país, descontadas as premiações, para os comitês olímpicos.

Talvez a gente seja uma das poucas entidades esportivas no Brasil que não está com medo do período pós-Rio. Pelo contrário, a gente vai ter quatro anos com centro de treinamento e mais recursos para encarar esse desafio de Tóquio [onde serão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020].

Deixe um comentário

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Paraná 2025

Os Jeps, que reúnem atletas de 12 a 17 anos, são considerados os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná – Jeps 2025. As instituições de ensino interessadas podem se inscrever até 14 de abril para a primeira etapa e até 25 de abril para a segunda, por meio da plataforma oficial de gerenciamento esportivo da Paraná Esporte.

Os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos e são os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado. A primeira etapa fase regional tem início no dia 2 de maio em 15 municípios: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança Iguaçu, Rancho Alegre D’ Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

A segunda etapa começa em 16 de maio e terá como cidades-sede Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.

Todos os estabelecimentos de ensino receberão, através do e-mail indicado pelo técnico de educação física do respectivo Núcleo Regional de Educação (NRE), uma mensagem com informações para cadastro de login e senha da sua delegação. A responsabilidade das inscrições é do estabelecimento de ensino.

Com a senha cadastrada, basta entrar no sistema e preencher o Mapa de Inscrição com as indicações das modalidades coletivas e individuais. Será obrigatório para a inscrição de atletas e dirigentes o nome completo, número do cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e foto.

Regras – Após o encerramento do prazo não será permitida a inclusão de novas modalidades; durante o período de inscrição, será permitida toda e qualquer alteração de atletas e dirigentes já inscritos; o aluno somente poderá participar do Jeps pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado; todos os atletas classificados para as fases seguintes estarão automaticamente inscritos, ou seja, não será necessário que o estabelecimento de ensino faça a inscrição novamente.

A coordenadora de Esporte Escolar da SEES, Marcia Tomadon, reforça a importância de todos os professores e estabelecimentos de ensino iniciarem o quanto antes suas inscrições. “A orientação é que não deixem para a última hora, fiquem atentos aos prazos para garantir a participação e proporcionar essa experiência única aos alunos”, afirma Márcia.

Outras informações podem ser encontradas no regulamento dos Jeps. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com técnicos de educação física dos NREs, coordenadores técnicos indicados para atuarem em cada evento, equipe da supervisão do esporte escolar da Paraná Esporte, Menu Suporte na área restrita do sistema (chat); ou pelo e-mail suporte@ingadigital.com.br.