Judoca do Colégio Guairacá se classifica para o Campeonato Brasileiro

A atleta do Colégio Guairacá Camile Tavares Farias comemorou o título na 67ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, ocorrido no último sábado (14), em Curitiba.

Camile competiu no feminino 15 a 17 anos categoria Ligeiro até 44 kg. Quem também foi destaque na competição foi seu irmão, o aluno Felipe Tavares Farias, vice-campeão no masculino 12 a 14 anos categoria Super Ligeiro até 36 kg.

Foram 18 meses sem competição, até o retorno aos tatames. Felipe conta que esse foi apenas um recomeço e espera o título nos próximos desafios.

“Esperava conquistar o primeiro lugar, mas fiquei feliz com o resultado. Foram quase dois anos sem competir e a medalha de prata é um bom começo”.

Os jovens representaram o Colégio Guairacá no evento esportivo. “Foi bom sentir a adrenalina da disputa. Era a esperança que faltava, essa medalha fez eu me animar e querer voltar à rotina de novo”, contou empolgada a atleta.

Com o excelente resultado, Camile obteve a classificação para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar que acontece no mês de dezembro em Aracaju, onde irá representar o colégio, o município de Guarapuava e o Estado do Paraná.

“Estou indo para ganhar. Tenho treinado muito e irei participar de outras competições antes do brasileiro. Vou me esforçar ao máximo para conseguir o primeiro lugar também”.

Sobre a judoca

Camile tem o sonho de participar de uma olimpíada ou de um mundial. Em 2019, foi campeã em torneios estaduais, nacionais, no Pan-Americano e Sul-Americano, e também, foi terceira colocada do ranking nacional da modalidade.

Infelizmente, não realizou o sonho do mundial pelo fato de na época não ter 15 anos completos, uma exigência da organização. No início de 2020, também teve sua viagem para Croácia cancelada devido à pandemia.

Dedicada e extremamente comprometida com a prática esportiva, mesmo com o distanciamento dos tatames, Camile manteve seu acompanhamento nutricional e seus treinamentos de judô, jiu jitsu, funcional e musculação.

A jovem também recebe acompanhamento com a psicóloga Jaqueline Puquevis, que teve e tem um papel muito importante, principalmente nesse momento pandêmico.

Camile é aluna do Colégio Guairacá e, pela sua força na modalidade, mantém convênio firmado com a UniGuairacá, prefeitura de Guarapuava, por meio da secretaria de Esportes e Recreação, Geração Olímpica e com o Ministério do Esporte.

Deixe um comentário

Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril