A atleta do Colégio Guairacá Camile Tavares Farias comemorou o título na 67ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, ocorrido no último sábado (14), em Curitiba.
Camile competiu no feminino 15 a 17 anos categoria Ligeiro até 44 kg. Quem também foi destaque na competição foi seu irmão, o aluno Felipe Tavares Farias, vice-campeão no masculino 12 a 14 anos categoria Super Ligeiro até 36 kg.
Foram 18 meses sem competição, até o retorno aos tatames. Felipe conta que esse foi apenas um recomeço e espera o título nos próximos desafios.
“Esperava conquistar o primeiro lugar, mas fiquei feliz com o resultado. Foram quase dois anos sem competir e a medalha de prata é um bom começo”.
Os jovens representaram o Colégio Guairacá no evento esportivo. “Foi bom sentir a adrenalina da disputa. Era a esperança que faltava, essa medalha fez eu me animar e querer voltar à rotina de novo”, contou empolgada a atleta.
Com o excelente resultado, Camile obteve a classificação para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar que acontece no mês de dezembro em Aracaju, onde irá representar o colégio, o município de Guarapuava e o Estado do Paraná.
“Estou indo para ganhar. Tenho treinado muito e irei participar de outras competições antes do brasileiro. Vou me esforçar ao máximo para conseguir o primeiro lugar também”.
Sobre a judoca
Camile tem o sonho de participar de uma olimpíada ou de um mundial. Em 2019, foi campeã em torneios estaduais, nacionais, no Pan-Americano e Sul-Americano, e também, foi terceira colocada do ranking nacional da modalidade.
Infelizmente, não realizou o sonho do mundial pelo fato de na época não ter 15 anos completos, uma exigência da organização. No início de 2020, também teve sua viagem para Croácia cancelada devido à pandemia.
Dedicada e extremamente comprometida com a prática esportiva, mesmo com o distanciamento dos tatames, Camile manteve seu acompanhamento nutricional e seus treinamentos de judô, jiu jitsu, funcional e musculação.
A jovem também recebe acompanhamento com a psicóloga Jaqueline Puquevis, que teve e tem um papel muito importante, principalmente nesse momento pandêmico.
Camile é aluna do Colégio Guairacá e, pela sua força na modalidade, mantém convênio firmado com a UniGuairacá, prefeitura de Guarapuava, por meio da secretaria de Esportes e Recreação, Geração Olímpica e com o Ministério do Esporte.