Guarapuava terá pela primeira vez equipe feminina na Liga de Futsal

Um sonho que envolve diversas meninas e que agora se torna realidade: disputar a Liga Nacional de Futsal Feminino, na Série Ouro. O time guarapuavano sub-20 recebeu o convite no final de 2019 e agora está na fase final de treinamento para representar bem a cidade no campeonato.

“É um objetivo buscado desde o início da gestão, inserir mulheres nos esportes e valorizá-las cada vez mais. Sentimos muito orgulho e esperamos bons resultados dessas meninas prodígios, que moram aqui ou vem de outras cidades da Região, buscando realizar o sonho de jogar futsal”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.

As atletas recebem apoio financeiro mensal através da bolsa atleta para que se dediquem exclusivamente ao esporte e aquelas que já podem cursar o ensino superior também recebem bolsa de estudos na Faculdade Guairacá. Para as meninas de outras cidades que integram o time de Guarapuava, há também auxílio moradia e alimentação. Geovana Caroline de Oliveira Freitas, de 18 anos, veio de Palmital, mora em uma república com outras atletas e estuda fisioterapia, com a bolsa de estudos. “Na cidade onde eu morava não tinha muito incentivo. Eu jogava apenas na escola e participava dos jogos escolares, mas não tinha muita perspectiva. Vir para Guarapuava e ver essa valorização ao futsal feminino é muito especial e dá mais vontade de jogar”, contou a atleta.

Esse incentivo para as meninas guarapuavanas que desejam jogar futsal inicia já na base. A história da atleta Gabrieli Souza de Freitas é um exemplo disso. Ela tem 16 anos e é um dos talentos descobertos no projeto Escola de Campeões, da Secretaria de Esportes e Recreação. A guarapuavana já disputou diversos campeonatos, sendo campeã no time sub-15 e nos Jogos da Juventude. Agora ela também irá disputar a Liga Nacional no sub-20.

Desejo seguir como atleta. Vejo a Marta no futebol e as atletas do futsal do Brasil e sinto orgulho. Quero ser inspiração para outras meninas como elas são para mim. É muito legal ver as crianças aqui da cidade que dizem ‘eu quero ser como você’, como se fossemos famosas. De certa forma, nós também já somos inspiração.

Na fase classificatória, o time guarapuavano irá enfrentar as equipes de Pato Branco (PR), Toledo (PR) e Erechim (RS). As disputas do grupo estão agendadas para os dias 27, 28 e 29 de março e terão como palco o Ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava. No comando dos jogos estará a Federação Paranaense de Futsal, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação.

Da redação/com Secom

Deixe um comentário

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Paraná 2025

Os Jeps, que reúnem atletas de 12 a 17 anos, são considerados os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná – Jeps 2025. As instituições de ensino interessadas podem se inscrever até 14 de abril para a primeira etapa e até 25 de abril para a segunda, por meio da plataforma oficial de gerenciamento esportivo da Paraná Esporte.

Os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos e são os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado. A primeira etapa fase regional tem início no dia 2 de maio em 15 municípios: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança Iguaçu, Rancho Alegre D’ Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

A segunda etapa começa em 16 de maio e terá como cidades-sede Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.

Todos os estabelecimentos de ensino receberão, através do e-mail indicado pelo técnico de educação física do respectivo Núcleo Regional de Educação (NRE), uma mensagem com informações para cadastro de login e senha da sua delegação. A responsabilidade das inscrições é do estabelecimento de ensino.

Com a senha cadastrada, basta entrar no sistema e preencher o Mapa de Inscrição com as indicações das modalidades coletivas e individuais. Será obrigatório para a inscrição de atletas e dirigentes o nome completo, número do cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e foto.

Regras – Após o encerramento do prazo não será permitida a inclusão de novas modalidades; durante o período de inscrição, será permitida toda e qualquer alteração de atletas e dirigentes já inscritos; o aluno somente poderá participar do Jeps pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado; todos os atletas classificados para as fases seguintes estarão automaticamente inscritos, ou seja, não será necessário que o estabelecimento de ensino faça a inscrição novamente.

A coordenadora de Esporte Escolar da SEES, Marcia Tomadon, reforça a importância de todos os professores e estabelecimentos de ensino iniciarem o quanto antes suas inscrições. “A orientação é que não deixem para a última hora, fiquem atentos aos prazos para garantir a participação e proporcionar essa experiência única aos alunos”, afirma Márcia.

Outras informações podem ser encontradas no regulamento dos Jeps. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com técnicos de educação física dos NREs, coordenadores técnicos indicados para atuarem em cada evento, equipe da supervisão do esporte escolar da Paraná Esporte, Menu Suporte na área restrita do sistema (chat); ou pelo e-mail suporte@ingadigital.com.br.