Guarapuava terá pela primeira vez equipe feminina na Liga de Futsal
Um sonho que envolve diversas meninas e que agora se torna realidade: disputar a Liga Nacional de Futsal Feminino, na Série Ouro. O time guarapuavano sub-20 recebeu o convite no final de 2019 e agora está na fase final de treinamento para representar bem a cidade no campeonato.
“É um objetivo buscado desde o início da gestão, inserir mulheres nos esportes e valorizá-las cada vez mais. Sentimos muito orgulho e esperamos bons resultados dessas meninas prodígios, que moram aqui ou vem de outras cidades da Região, buscando realizar o sonho de jogar futsal”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.
As atletas recebem apoio financeiro mensal através da bolsa atleta para que se dediquem exclusivamente ao esporte e aquelas que já podem cursar o ensino superior também recebem bolsa de estudos na Faculdade Guairacá. Para as meninas de outras cidades que integram o time de Guarapuava, há também auxílio moradia e alimentação. Geovana Caroline de Oliveira Freitas, de 18 anos, veio de Palmital, mora em uma república com outras atletas e estuda fisioterapia, com a bolsa de estudos. “Na cidade onde eu morava não tinha muito incentivo. Eu jogava apenas na escola e participava dos jogos escolares, mas não tinha muita perspectiva. Vir para Guarapuava e ver essa valorização ao futsal feminino é muito especial e dá mais vontade de jogar”, contou a atleta.
Esse incentivo para as meninas guarapuavanas que desejam jogar futsal inicia já na base. A história da atleta Gabrieli Souza de Freitas é um exemplo disso. Ela tem 16 anos e é um dos talentos descobertos no projeto Escola de Campeões, da Secretaria de Esportes e Recreação. A guarapuavana já disputou diversos campeonatos, sendo campeã no time sub-15 e nos Jogos da Juventude. Agora ela também irá disputar a Liga Nacional no sub-20.
Desejo seguir como atleta. Vejo a Marta no futebol e as atletas do futsal do Brasil e sinto orgulho. Quero ser inspiração para outras meninas como elas são para mim. É muito legal ver as crianças aqui da cidade que dizem ‘eu quero ser como você’, como se fossemos famosas. De certa forma, nós também já somos inspiração.
Na fase classificatória, o time guarapuavano irá enfrentar as equipes de Pato Branco (PR), Toledo (PR) e Erechim (RS). As disputas do grupo estão agendadas para os dias 27, 28 e 29 de março e terão como palco o Ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava. No comando dos jogos estará a Federação Paranaense de Futsal, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação.
Da redação/com Secom