ESPORTES RADICAIS  

Guarapuava sedia disputa acirrada na abertura da temporada do Rally PR

Competição reuniu 30 carros no último sábado, dia 30 de março, nas categorias Master, Graduado, Turismo e Light

Fotos: Paulo Valente

O Campeonato Paranaense de Rally Regularidade 4×4, o Rally PR, começou neste último sábado, dia 30 de março, prometendo um ano disputadíssimo nas categorias dedicadas aos competidores mais experientes. Além dos poucos pontos que definiram o pódio da Graduado, na Master, a categoria dedicada aos competidores mais experientes, o campeão de Guarapuava precisou ser definido pelos critérios de desempate.

No total, cerca de 30 carros participaram da prova que marcou a abertura da temporada 2019 do Rally PR. Os pilotos e navegadores foram recepcionados ainda na sexta-feira, dia 29, com costelão e chope para reunir todos os participantes em uma confraternização de início de campeonato.

A prova de Guarapuava contou com 133 quilômetros de percurso, sendo dividida em três etapas. De acordo com o diretor de prova, Vander Hirt, o Fritão, só faltou a chuva para deixar o terreno ainda mais liso. “A prova foi um tesão, ótima e muito rápida. Os pilotos e navegadores gostaram bastante. Quem foi, só elogiou. Não tivemos nenhum problema, só faltou a chuva mesmo. Choveu só na quarta-feira e no sábado não estava do jeito que eu esperava, faltou o barro. Mas fora isso foi show”, comenta Fritão.

Na categoria Master a disputa foi acirrada entre as duplas participantes. O piloto Hamilton Medeiros, de Curitiba, e o navegador Marcos Maia Panstein, de Jaraguá do Sul, foram os grandes campeões garantindo a mesma quantidade de pontos do segundo colocado. Com a aplicação dos critérios de desempate, o piloto Marcelo Gouveia, de Curitiba, e o navegador Igor Quirrembach, de Castro, ficaram com a segunda colocação. “A abertura do Rally PR foi excelente. Novamente o diretor Vander Hirt (Fritão) manteve o padrão de suas provas, com metragens e desenhos perfeitos e as médias que garantem muito trabalho, tanto para o piloto, quanto para o navegador”, destaca Marcos.

De acordo com o navegador campeão em Guarapuava, as trilhas encontradas na prova foram praticamente as mesmas utilizadas no Transparaná deste ano, mas a forma como o diretor organizou o trajeto fez com que os competidores ficassem com a impressão de nunca terem passado naquela região. “Para finalizar, passamos por um pequeno autódromo, onde as médias foram o ponto forte. O Rally PR está de parabéns pela excelente prova. Nossa dupla está muito contente por iniciar o campeonato no lugar mais alto do pódio em uma disputa muito acirrada, com o primeiro lugar definido pelos critérios de desempate”, finaliza.

Na Graduado, apenas dois pontos separaram cada um dos três primeiros colocados, sendo que  a dupla de Curitiba formada pelo piloto Marcos Osires Nunes e pelo navegador Marcus Vinícius Nunes foi a grande campeã. Na Turismo, outra dupla de Curitiba fez a frente. O piloto Dirceu Salla e o navegador Diego Salla venceram com certa folga. Já na Turismo Light, dedicada aos competidores iniciantes, uma dupla da casa foi a grande vencedora com o piloto Giuliano Borazo e a navegadora Anna Vitória Borazo conquistando o primeiro lugar para Guarapuava.

A próxima prova do Rally PR acontece em Ponta Grossa e está marcada para o dia 25 de maio. Confira abaixo calendário completo de provas para 2019:

25/05 | Ponta Grossa

15/06 | Castro

17/08 | Apucarana

11 e 12/10 | Ivaí

30/11 | Curitiba

A realização do campeonato é do Rally Paraná e a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPRA). O Rally PR em Guarapuava tem patrocínio de SFI CHIPS, Dispauto Auto Peças, Trilha Eurocar Concessionária Troller, Fábrica das Cópias, Zenz: Bonés Camisetas e Uniformes, Insam, Borazo Organização Contábil, Pedreira Itaipu, RL Cópias, Hipervisão, Militec-1 e Rodriaço Cozinhas Industriais. O evento ainda contou com o apoio do Jeep Clube Guarapuava 4×4.

Confira abaixo os pódios completos de Guarapuava:

 MASTER (Piloto/Navegador)

1º Hamilton Medeiros (Curitiba) e Marcos Maia Panstein (Jaraguá do Sul)

2º Marcelo Gouveia (Curitiba) e Igor Quirrembach (Castro)

3º Sandy Ricardo Roncaglio e Ronaldo Willian dos Santos (Curitiba)

4º Roberto Ardigo e Jhonatan Ardigo (Apucarana)

5º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)

GRADUADO (Piloto/Navegador)

1º Marcos Osires Nunes e Marcus Vinícius Nunes (Curitiba)

2º Deonílson Salla “Marvado” e Henrique Glir (Curitiba)

3º Allan Enz e Taís Arruda (Apucarana)

4º Antônio Sérgio Oliveira e Arthur Scotton (Cascavel)

TURISMO (Piloto/Navegador)

1º Dirceu Salla e Diego Salla (Curitiba)

2º João Carlos Schuartz e Evandro Mioto (Cascavel)

3º Rafael Labhadt (Curitiba)

4º Gerson Kride e Liderci Lopes (Curitiba)

5º Raphael Jiraschek e Christof Jiraschek (Curitiba)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)

1º Giuliano Borazo e Anna Vitória Borazo (Guarapuava)

2º João Marques e Fabiana Marques (Maringá)

3º Marcelo Cominesi e Lucas Cominesi (Ivaí)

4º Guilherme Pereira da Costa e Gabriel Pereira da Costa (Guarapuava)

5º Romeu Almeida Ribas Neto e Odair Buono (Londrina)

Colaboração: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4