Guarapuava recebe fase macrorregional dos Jogos Escolares até domingo

Participam da competição atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da região, disputando diversas modalidades esportivas

A fase macrorregional da chamada maior competição escolar da América Latina começou nessa quarta-feira (12), em Guarapuava, e vai até domingo (16). A 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), vai movimentar a Capital da Cevada e do Malte, reunindo atletas, comissões técnicas e torcedores de diversas cidades do Estado.

A competição é realizada pelo governo estadual, por meio do projeto Paraná Esporte, da Secretaria do Esporte (SEES), em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado (SEED), Núcleo Regional de Educação (NRE), Federação Paranaense do Desporto Escolar e a Prefeitura de Guarapuava, via Secretaria de Esportes e Recreação.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos nossos jovens. Ele ensina disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e respeito às regras, valores que são essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. Por isso, acreditamos que o JEPS é uma chance para celebrarmos o esporte em nosso Estado. Além de reunir jovens de diversas cidades aqui em Guarapuava, o torneio também é uma oportunidade para identificarmos novos talentos esportivos que podem representar nosso Município no Paraná e em competições nacionais e internacionais no futuro”, sublinhou o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

Reunindo mais de mil e quinhentos atletas, Guarapuava é uma das oito sedes da etapa macrorregional do JEPS. A competição une estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares do estado. Além de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de praia e Xadrez, disputadas em todas as fases, as categorias de Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Vôlei de praia e Golf 7 ocorrem apenas na etapa final.

“Os Jogos Escolares do Paraná estão completando 70 anos. É a maior competição escolar da América Latina. Esse torneio é um reflexo do esforço esportivo das escolas do nosso Estado. Temos alunos de colégios públicos e privados, todos reunidos para celebrar o esporte e a integração, jogando com muita garra e torcendo pelas vitórias”, ressaltou a coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Mary Rose Matos Prates.

Escolas de Guarapuava, Ponta Grossa, Pinhão, São Mateus do Sul, Irati, União da Vitória, Candói, Teixeira Soares, Castro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Paula Freitas, Turvo, Inácio Martins, Ivaí, Palmeira, Rio Azul, Carambeí, Bituruna, Ipiranga, Piraí do Sul, Mallet, Imbituva, Rebouças, Porto Vitória, Cruz Machado, Tibagi e Guamiranga estão marcando presença na disputa macrorregional. Aproximadamente mil e quinhentos estudantes de mais de 60 escolas representam 28 cidades do Estado.

A fase final da categoria 12 a 14 anos, será realizada entre os dias 12 e 20 de julho em Campo Mourão. Por sua vez, Pato Branco será sede da última etapa das modalidades disputadas entre os alunos de 15 a 17 anos, de 2 a 10 de agosto.

Após o torneio estadual, os destaques dos jogos vão formar as seleções e representar o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife, os Jogos da Juventude em João Pessoa, as Paralimpíadas Escolares em São Paulo e o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar, ainda sem sede definida.

Os jogos são abertos à comunidade e ocorrem nos espaços esportivos do Município. Você pode conferir a programação da competição, clicando AQUI.