Pela primeira vez na história do Município, Guarapuava se torna uma cidade federada na Federação de Atletismo do Paraná (FAP). Essa conquista abre portas para os atletas locais competirem em eventos de destaque, estadual e nacionalmente, representando a cidade.
Neste contexto, os jovens talentos guarapuavanos se preparam para sua estreia federada no 2º Festival Paranaense de Atletismo Sub-14 e Sub-12, disputado em Apucarana neste sábado, 2 de março.
Segundo Milton Roseira, secretário municipal de Esportes e Recreação, essa conquista é muito relevante para a comunidade esportiva de Guarapuava.
“Anteriormente, os atletas, muitas vezes precisavam competir por outras cidades, mas agora têm a oportunidade de representar seu próprio município. Em razão da federação, o número de competições a serem disputadas irá aumentar. Isso, consequentemente desenvolve o potencial do atleta. Além disso, a federação possibilita que os competidores alcancem colocações e rankings que abrem portas para futuros apoios financeiros, como as verbas do projeto Proesporte”, disse.
Fernando Obal, responsável pela escolinha de atletismo do Projeto Esporte Futuro de Guarapuava, reforçou o trabalho realizado. “Agora, esses atletas carregam uma responsabilidade a mais nas competições estaduais. E eu tenho certeza, com base no que eles já fizeram e no potencial que têm, de que estão à altura desse desafio” assinalou Obal.
O Festival Paranaense de Atletismo engloba diversas modalidades, desde corridas de velocidade até lançamentos e saltos. Os atletas de Guarapuava estão ansiosos para mostrar seu potencial e representar sua cidade.
Salatiel Machado e Karielli da Luz Marsa, participantes do Projeto Esporte Futuro, deram provas desse entusiasmo.
“Olha, faz tempo que eu treino, mas toda vez que eu vou viajar me dá um nervosinho ainda. Mas estou bastante animada. Me dá uma alegria de pensar que nós somos um time e representamos Guarapuava”, contou Karielli, de 12 anos, que competirá no arremesso de peso e no salto em distância.
“É sempre muito desafiador”, acrescentou Salatiel, de 10 anos, que representará a cidade no salto em altura e nos 600 metros.
Antônio Marsa, pai de Karielli, está orgulhoso da filha, que vai em busca de duas medalhas de ouro nessa competição.
“Para nós, é uma alegria inexplicável. Ainda mais com a informação que a gente obteve aqui, de que agora o município é federado. É gratificante ver a evolução do esporte. E ela [Karielli] vai com a expectativa agora de pegar as duas medalhas de ouro. Isso é uma alegria inestimável, incomparável. Não há palavras para explicar” externou o pai de Karielli.