Esporte  

Futebol Americano de Guarapuava estreia com derrota no Campeonato Paranaense

Guarapuava DarkWolves sofre derrota na estreia do Campeonato Paranaense de Futebol Americano no último sábado (09), contra a equipe de Campo Largo Street Dogs. Confira o regulamento da competição e a próxima partida do DarkWolves

Créditos imagem: Julliane Kurasz

 

O futebol americano de Guarapuava fez sua estreia na Divisão Norte do Campeonato Paranaense 2019 na tarde do último sábado (09), no Campo Municipal. O Guarapuava DarkWolves enfrentou a equipe de Campo Largo Street Dogs, pela 1ª rodada do Paranaense no Campo Municipal, em Guarapuava. O fator casa, no entanto, não foi o suficiente para garantir a vitória e o time dos Lobos perdeu para a equipe de Campo Largo por 3 a 0. Foi o primeiro triunfo da história do Street Dogs em competições oficiais.

A próxima partida do Guarapuava DarkWolves será somente no dia 07 de abril contra a equipe do Londrina Bristlebacks, também no Campo Municipal, em Guarapuava.

 

REGULAMENTO

As equipes participantes do Campeonato Paranaense de 2019 são
divididas em quatro Divisões: Divisão Norte (onde disputa o Guarapuava DarkWolves), Divisão Oeste, Divisão Leste e Divisão
Elite. A competição tem três fases distintas: primeira fase, onde teremos os confrontos das equipes dentro de suas divisões, segunda fase, com um jogo único de Wild Card, e os playoffs, que já iniciam na fase de quartas de final até os Bowls.
A primeira fase terá confrontos das equipes somente dentro de suas divisões. As divisões Leste e Oeste possuem 4 equipes, enquanto as divisões Norte e Elite possuem três. Serão três rodadas na primeira fase, sendo que cada equipe será mandante de pelo menos um jogo e será também visitante em pelo menos um jogo.
Nos grupos com 4 equipes será decidido em sorteio a equipe que será mandante em dois jogos.
Os dois primeiros colocados de suas divisões avançam para próxima fase, com exceção da Divisão Elite, onde os times se enfrentam apenas para definição dos Seeds #1, #2 e #3. Os campeões das divisões Oeste, Norte e Leste avançam como Seeds #4, #5 e #6, com desempate a ser definido em critério que será apresentado adiante. Os segundos colocados das divisões Oeste, Norte e Leste avançam como Seeds #7, #8 e #9, seguindo os mesmos critérios de desempate citados acima.
Na segunda fase, Wild Card, o Seed #8 recebe o #9 para que o vencedor avance para os playoffs.
A partir de então teremos início dos Playoffs, com a equipe de melhor Seed sempre jogando em casa e enfrentando a equipe de menor Seed respectivamente. Logo, na fase de quartas de final teremos: #1 vs #8, #2 vs #7, #3 vs #6 e #4 vs #5. Nas semifinais teremos o time de melhor Seed enfrentando o de menor Seed e o time com segundo melhor Seed enfrentando o time com o terceiro melhor Seed.
As equipes de melhor Seed eliminadas na fase de quartas de final jogarão o Pinhão Bowl. Os vencedores das semifinais se enfrentam no Paraná Bowl.

Divisão Norte: Londrina Bristelbacks, Campo Largo Street Dogs e Guarapuava DarkWolves;

Divisão Leste: Curitiba Guardians Saints, Curitiba Lions, Curitiba Moon Howlers e Curitiba HP Tigers;

Divisão Oeste: Cascavel Olympians, Francisco Beltrão Red Feet, Foz do Iguaçu Black Sharks e São Miguel do Oeste Indians;

Divisão Elite: Curitiba Brown Spiders, Coritiba Crocodiles e Maringá Pyros.

 

Leon Nascimento Gomes