Elaine Rocco pode ser a Fittest Woman do mundo
A guarapuavana Elaine Rocco é atleta profissional de crossfit, na categoria adaptada (ela é deficiente física na parte superior), e participou, recentemente, da maior competição de crossfit do mundo, o CrossFit Open. Nessa etapa, Elaine foi classificada para a semifinal, que, caso avance, leva para o CrossFit Games, e, com isso, ao título de Fittest Woman, caso vença a competição mundial. Um feito que pode, muito bem, ocorrer, já que a atleta é a atual número 7 do mundo e a 1ª da América do Sul. Seria um orgulho para Gorpa City.
Outro ponto que pesa a favor de Elaine é a vontade de vencer suas próprias barreiras, a vontade de superar seus limites. “Entrei para o esporte com o objetivo de me superar e enfrentar os desafios. Descobri a minha paixão pelo crossfit e, incansavelmente, dia após dia, eu busco o meu 1% melhor. Nasci com deficiência nas mãos e, por muito tempo, pensei que isso seria um obstáculo, e realmente foi. Mas, hoje, tenho o meu lugar no crossfit como atleta, e alcancei lugares que jamais tinha imaginado no esporte.”
Para a publicitária, que precisa trabalhar para bancar treinamentos e competições (isso mesmo, ela não tem patrocínio nenhum), a vontade de ser atleta sempre foi muito forte dentro dela, que sempre buscou aprender sobre o esporte, fazer um pouquinho a mais e, segundo ela, jamais desistir. “Eu fiz a escolha certa, escolhi o lugar certo e com as pessoas certas. O meu box, High Pulse Guarapuava, e os professores acreditaram na Elaine atleta e seguem me apoiando nessa missão, de que não importa se você é deficiente ou não, se você acreditar no seu potencial, você pode alcançar lugares que sempre sonhou.”
E o sonho de ser a melhor do mundo pode estar bem perto, mais um sonho a ser realizado, digamos, a algumas fases de distância. Agora, a próxima etapa a ser enfrentada por Elaine é a semifinal do Crossfit Games, que são provas online, representando o Brasil e os atletas adaptados. “O Crossfit Open já era algo que estava nos meus planos de 2022, pois, ano passado, também participei e fiquei em 7º lugar no mundo. Eu sabia que esse ano seria extremamente difícil, mas eu estava disposta a pagar o preço”.
De acordo com a esportista, foram três semanas intensas de desafio pessoal. “Fiz e refiz as provas sempre buscando dar o meu melhor. Como esperado, foram momentos de dor e de manter a mente forte, mas o trabalho duro compensa”. O resultado foi 1° lugar na América do Sul e 7° lugar mundial, que a classificou para a semifinal na categoria de atleta adaptativa superior, que ocorre em junho. Primeiro passo rumo ao topo do mundo.
Porém, engana-se quem pensa que essa seria a maior escalada da vida dela. “Minha maior conquista é ver onde eu cheguei, o quanto eu aprendi e o quanto eu ainda tenho para buscar. Deus me deu o caminho e eu lutei para chegar onde eu sempre quis. Ainda tenho uma jornada longa a percorrer e a única coisa que eu sei é que sozinha eu não teria chegado a lugar algum. É bom contar um pouco sobre a minha história e a jornada para chegar ao Crossfit Games, sendo uma atleta adaptada. Fico muito feliz em compartilhar a minha história para que mais pessoas possam se inspirar e acreditar nelas mesmas como eu um dia acreditei em mim”.
Crossfit Open – O Crossfit Open é um campeonato mundial online, em que praticantes e atletas de todo o mundo competem durante três semanas, fazendo e refazendo as provas para enviar o melhor resultado. Como é online, é necessário gravar a prova toda e seguir as regras.
O Open é a primeira fase para ir para o maior campeonato do mundo, o Crossfit Games, em seguida, são as quartas de final, onde os melhores atletas do mundo competirão em uma qualificação para avançar para as semifinais que é o último estágio de competição para conseguir a vaga para o Games. O CrossFit Games é o campeonato que dá o título para os atletas mais aptos da terra eles chamam de “Fittest On Earth”.
Para quem quiser acompanhar a competição ou ver o dia a dia da atleta é só conferir no YouTube Elaine de Rocco ou no Instagram @lainefit. Ah, ela também busca por patrocínio. Fica a dica.