Campeão em Londres, atleta do Geração Olímpica busca mais uma medalha em Tóquio

O podcast que trata do Esporte do Paraná traz, nesta semana, um papo com um campeão paralímpico. Jovane Guissone, atleta do Geração Olímpica, foi ouro na esgrima em cadeira de rodas em Londres e está em busca de mais uma medalha em Tóquio.

Ele é um dos 13 laureados com a bolsa do programa estadual. Na sua categoria, Olimpo, o valor mensal do apoio é de R$ 3.000,00 por seis meses.

O esporte olímpico entrou na vida de Guissone por acaso depois que ele reagiu a um assalto e acabou levando um tiro que o fez perder o movimento das pernas. A volta por cima veio quatro anos depois do episódio, em 2008, quando ele começou a praticar a esgrima em cadeira de rodas.

O bate-papo está disponível no seu tocador de podcast preferido, no Spotify ou na página da Superintendência do Esporte do Paraná.

Projeto – O podcast já tem 16 episódios publicados. Ele apresenta personagens e narra histórias de competições, ações esportivas que mudam as vidas das pessoas e, principalmente, revela a trajetória de atletas, técnicos e profissionais com carreiras inspiradoras.

O projeto foi lançado em 2020. No ano passado foram seis episódios. Participaram Ágatha Bednarzuk, atleta olímpica do vôlei de praia; Zé da Cufa – presidente da Central Única das Favelas; Clodoaldo Zafatoski, atleta de esgrima; Marcelo Nunes Monteiro, diretor de Esporte da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP); Renata Pozzi, coordenadora do projeto Maestro da Bola; Rolando Ferreira, ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira e primeiro brasileiro a jogar na NBA; e Leandro Vargas, coordenador pedagógico do curso de especialização em Gestão Pública do Esporte da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Neste ano, o projeto já encontrou os irmãos Marcelo Santos e Eliseu Santos, multimedalhistas em Jogos Paralímpicos na bocha, além de Danilo Takigawa, representante do Paraná no programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, que ao longo de sua infância e juventude foi atleta da seleção brasileira de beisebol; Rodrigo Ferla, técnico da seleção brasileira de parataekwondo; e Ubiratan Martins Junior, presidente da Federação de Atletismo do Paraná.

Deixe um comentário