Bola da vez ou bola murcha

Ainda não se sabe como serão os investimentos em esporte daqui pra frente, mas a iniciativa da Secretaria do Esporte e do Turismo do Estado busca diálogo

Com orçamento de menos de 1% no esporte, as administrações estaduais e municipais precisam agir com criatividade e muita boa vontade. Assim se resumem os discursos de abertura da terceira etapa do programa Paraná Mais Esporte, que mais uma vez trouxe discussões sobre estratégias para direcionar os investimentos.

Na ocasião também foram entregues kits com materiais esportivos para 27 municípios, contendo bolas de basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, camisetas, agasalhos, coletes, cones, apitos, cronômetros, bombas para encher bola e redes e tudo que se possa imaginar que um município vá precisar para incentivar o esporte local. O custo médio foi de R$ 500 mil, segundo o o secretário do Esporte e do Turismo no Paraná, Douglas Fabrício.

Claro, parece espelho para índio, mas é um começo. O secretário de Esporte de Guarapuava, Celso Góes disse na ocasião que “precisamos realmente de uma política pública esportiva de verdade”, e isso é fato. Só jogar uma bola no campo não é dar atenção ao esporte.

Seguindo com um trecho do que disse o secretário Douglas Fabrício, o orçamento para educação é de 30%, saúde é de 12%, mas o secretário ressalta que o esporte ensina importantes valores e é uma indiscutível melhora na saúde. Ou seja, se as pessoas praticasse mais esportes, a educação não seria tão problemática e os postos de saúde não estariam cheios. Claro que o secretário tentava ‘puxar a sardinha para o seu lado’, mas um orçamento de menos de 1% é de se assustar. Mais tarde, em entrevista, o secretário disse que no mínimo 1% seria um bom começo para se trabalhar.

O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, que também é Presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná, disse que sempre praticou esportes e por isso sabe da importância social que eles têm. Já Cristina Silvestri falou sobre o abandono esporte em Guarapuava , que ocorria há alguns anos, mas ressalta a atuação da administração atual.

Municípios contemplados

Campina do Simão, Candói, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Marquinho, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Bituruna, Cantagalo, Cruz Machado, General Carneiro, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Porto Vitória, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, São Mateus do Sul, Turvo e Virmond.

Destes, estavam presentes os prefeitos de Espigão Alto do Iguaçu, José Nilson Zgoda; de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza; de Cantagalo, Everson Konjunski; de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho; de Virmond, Lenita Orzechovski Mierzva; de Marquinho, Luiz Cezar Baptistel (o Zinho); de Reserva do Iguaçu, Emerson Julio Ribeiro; de Foz do Jordão, Neri Quatrin; e de Campina do Simão, Laureci Miranda.

Deixe um comentário

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Paraná 2025

Os Jeps, que reúnem atletas de 12 a 17 anos, são considerados os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná – Jeps 2025. As instituições de ensino interessadas podem se inscrever até 14 de abril para a primeira etapa e até 25 de abril para a segunda, por meio da plataforma oficial de gerenciamento esportivo da Paraná Esporte.

Os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos e são os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado. A primeira etapa fase regional tem início no dia 2 de maio em 15 municípios: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança Iguaçu, Rancho Alegre D’ Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

A segunda etapa começa em 16 de maio e terá como cidades-sede Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.

Todos os estabelecimentos de ensino receberão, através do e-mail indicado pelo técnico de educação física do respectivo Núcleo Regional de Educação (NRE), uma mensagem com informações para cadastro de login e senha da sua delegação. A responsabilidade das inscrições é do estabelecimento de ensino.

Com a senha cadastrada, basta entrar no sistema e preencher o Mapa de Inscrição com as indicações das modalidades coletivas e individuais. Será obrigatório para a inscrição de atletas e dirigentes o nome completo, número do cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e foto.

Regras – Após o encerramento do prazo não será permitida a inclusão de novas modalidades; durante o período de inscrição, será permitida toda e qualquer alteração de atletas e dirigentes já inscritos; o aluno somente poderá participar do Jeps pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado; todos os atletas classificados para as fases seguintes estarão automaticamente inscritos, ou seja, não será necessário que o estabelecimento de ensino faça a inscrição novamente.

A coordenadora de Esporte Escolar da SEES, Marcia Tomadon, reforça a importância de todos os professores e estabelecimentos de ensino iniciarem o quanto antes suas inscrições. “A orientação é que não deixem para a última hora, fiquem atentos aos prazos para garantir a participação e proporcionar essa experiência única aos alunos”, afirma Márcia.

Outras informações podem ser encontradas no regulamento dos Jeps. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com técnicos de educação física dos NREs, coordenadores técnicos indicados para atuarem em cada evento, equipe da supervisão do esporte escolar da Paraná Esporte, Menu Suporte na área restrita do sistema (chat); ou pelo e-mail suporte@ingadigital.com.br.