Aulas de judô da UniGuairacá incentivam jovens do Pelotão Esperança

O judô tem desempenhado um papel significativo no projeto Pelotão Esperança, ajudando a transformar a vida de jovens por meio da prática esportiva e do desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Nesta segunda-feira (24) as aulas foram retomadas no 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

As atividades são desenvolvidas por meio da parceria com a Academia de Judô Randori/UniGuairacá. O Sensei Fernando Santos explicou que, além dos benefícios físicos proporcionados pela prática do esporte, como o desenvolvimento da força e coordenação motora, o judô também ensina valores fundamentais, como respeito, disciplina e resiliência.

“Esses são alguns dos pilares do judô. Aqui eles aprendem a importância de trabalhar em equipe, seguir regras e manter o foco. Esses valores são levados para além dos tatames, contribuindo para que se tornem cidadãos responsáveis, conscientes de suas ações e preparados para enfrentar os desafios da vida”.

A ação é possível por meio da Associação de Judô Fernando Santos, de utilidade pública, voltada exclusivamente para ações e projetos sociais no município. Com a Lei de Incentivo ao Esporte, o PROESPORTE, a verba municipal vem contribuindo com ajuda de custos em viagens, inscrições, estadia e alimentação dos alunos destaques.

“Esses destaques são convidados a integrar a equipe da Academia Randori/UniGuairacá e consequentemente integrar no futuro as seleções do município nos Jogos da Juventude e Jogos de Combate”, explicou o Sensei.

A parceria ainda vai além. A UniGuairacá Centro Universitário também proporciona aos jovens do Pelotão Esperança qualificação social e profissional através da inclusão digital, com aulas de informática nos laboratórios da instituição.

Pelotão Esperança – O projeto Pelotão Esperança, que iniciou suas atividades em 1998, tem se destacado como uma iniciativa importante no auxílio ao desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade em Guarapuava. Atualmente, participam do projeto cerca de 60 adolescentes entre 11 e 17 anos.

Com a missão de proporcionar melhores condições de vida, é oferecida uma variedade de atividades no contraturno escolar, como aulas de reforço, judô, natação, futsal, vôlei, orientação, basquete, informática, cidadania e ética. Os jovens ainda recebem alimentação, transporte para frequentar as atividades do Pelotão, uniformes da instituição e, esporadicamente, auxílio à família.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).