Atletismo dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos será neste fim de semana

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) e os Jogos Abertos do Paraná (Japs) estão iniciando a etapa estadual de suas competições. As disputas do atletismo acontecerão no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel, no Oeste. No sábado (16), as provas dos Jojups reúnem cerca de 400 atletas e no domingo (17) ocorrem as provas dos Japs, que contarão com 334 atletas, num total de 43 municípios participantes.

Confira a programação dos Jogos da Juventude do Paraná e dos Jogos Abertos do Paraná.

A escolha de Cascavel como cidade-sede do atletismo se deve à presença do CNTA, um espaço moderno construído para o desenvolvimento da modalidade no Paraná. Há duas semanas o local recebeu o Campeonato Brasileiro Sub-16 e, na última, foi sede do Campeonato Brasileiro Master.

“A ideia de levar o atletismo para Cascavel é exatamente para oferecer as melhores condições esportivas para os atletas que estão retomando suas atividades, utilizando o que tem de melhor hoje no Brasil em termos de atletismo”, explica o diretor de Esportes da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano Barros d’El Rei.

Com exceção do atletismo e da ginástica rítmica, todas as outras modalidades individuais acontecem no final de novembro no município de Apucarana, no Vale do Ivaí.

Protocolo Sanitário – Os eventos esportivos organizados pelo Governo do Estado seguem os protocolos sanitários, com diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nas competições: staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva.

As normas são seguidas de acordo com as orientações da secretaria estadual da Saúde. São necessárias as higienizações e descontaminações das instalações esportivas e não esportivas. Os Jogos Oficiais do Paraná sofreram adequações em 2021, com mudanças no sistema de disputa e a não permanência de equipes nos municípios-sede.

Os Jogos da Juventude do Paraná e os Jogos Abertos do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com o apoio das prefeituras municipais das cidades-sede.

Deixe um comentário

Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril