“Como filho que ama sua terra, estarei pronto para contribuir”, diz Leonardo de Mattos Leão

Com atitudes simples e inovadoras, conseguimos transformar atuação da faculdade e resgatar o empreendimento empresarial. No início eram 200 acadêmicos e atualmente superamos a marca de 1,4 mil em oito cursos, contou Leonardo

Por João Muniz

O novo diretor geral da Faculdade Guarapuava, tem aperto de mão firme e o olhar forte e sereno que caracteriza sua família. Leonardo Mattos é nascido em Guarapuava e recebeu nossa reportagem nessa semana no encantador Vale do Jordão, onde fica a Faculdade Guarapuava, para uma rápida entrevista. Falou entusiasmado dos avanços nos últimos anos no ensino superior da cidade e de sua visão para o futuro de Guarapuava. Sem evasivas, elogiou Bolsonaro e se disse animado com as mudanças. Confira:

Jornal Extra Guarapuava As faculdades e universidades, são considerados fatores chave para o desenvolvimento de Guarapuava. Como avalia o panorama deste mercado?

Leonardo de Mattos Leão- O mercado da educação tem avançado no território nacional e o Paraná, bem como a região Sul seguem nesse ritmo. Há uma tendência de expansão das instituições de ensino superior com espaço para bons cursos presenciais, alguns mais rápidos, semi-presenciais e EAD. Os índices ainda são baixos no Brasil de pessoas com acesso a uma graduação. Alguns programas educacionais moldaram esse caminho, sendo um bom motor da economia local e regional.

Jornal Extra – Quais são as perspectivas para Faculdade Guarapuava em 2019?

Leonardo – Nós estamos felizes em completar dez anos à frente da instituição. Assumimos em 2008, num momento de muitas dificuldades, debaixo de uma severa crise econômica. Com atitudes simples e inovadoras, numa gestão próxima e com muito diálogo conseguimos transformar atuação da faculdade e resgatar o empreendimento empresarial. No início eram 200 acadêmicos, atualmente superamos a marca de 1,4 mil graduandos, em oito cursos. Todos os cursos dizem respeito às profissões regulamentadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação. Somos pioneiro na região, na implantação dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica. Como também em Arquitetura e Urbanismo, onde recentemente a coroação dos trabalhos veio por meio da aprovação dos cursos de Agronomia e Veterinária. Estamos otimistas com os novos governos em nível estadual e federal e esperamos que os bons projetos implantados no passado sejam mantidos. É necessário porém que novas ideias e tendências sejam implantadas para ensino superior.

Jornal Extra – Você esteve recentemente envolvido numa campanha eleitoral, qual a lição desse pleito?

Leonardo – A lição é que as coisas estão mudando. Tivemos um avanço significativo, com um retorno bastante vibrante do conceito do nacionalismo. Penso que o Brasil vem no caminho certo, com uma expectativa para os novos governos. Espero que o bom senso possa prevalecer e que o Paraná e o Brasil possam continuar crescendo de forma sustentável. Que a população possa sentir e ter os benefícios de forma mais direta. Ansiamos que as novas medidas nos levem a sair desse estresse econômico que passamos nos últimos anos.

Jornal Extra – Como guarapuavano e empresário, profundo conhecedor da realidade local, qual sua opinião sobres problemas crônicos de trânsito, saúde e habitação?

Leonardo – Há claramente um estresse com a falta de vagas de estacionamento na região central da cidade. Para mim é falta de planejamento. Precisamos de iniciativas inovadoras para acertar, algo que não foi feito no passado. Cidades que foram constituídas num determinado formato, sem planejamento urbano são problemáticas por natureza. Uma solução passaria por repensar o plano diretor da cidade, com projetos de integração entre os anéis de circulação, com novos centros comerciais e financeiros, conectados com o que já existe para diminuir o fluxo na região central. Temos alguns bons exemplos em capitais e cidades em desenvolvimento acelerado, onde centros velhos foram transformados em ambientes turísticos e de gastronomia. Com novos centros planejados e melhor adaptados Guarapuava poderia ter um crescimento muito maior. Guarapuava nos seus 200 anos tem alguns gargalos, mesmo com os avanços significativos, minha visão é prepararmos a cidade pensando nos próximos 200 anos.

Saúde: A gestão na saúde é um problema crônico nacional e Guarapuava não é diferente. Esse início de governo e troca de médicos não foi nada boa para a população. Essas coisas que não poderiam ser mexidas da noite para dia. Não sou favorável que o país mandasse dinheiro para ditadura em Cuba, mas também uma parcela dos médicos brasileiros não assumiu seus postos de trabalho. Isso demanda cautela e cuidado. A Saúde precisa de gestão, enfocando os gargalos da corrupção, do desperdício. Onde acontece desorganização e falta de comprometimento, políticas públicas inadequadas, o povo sofre, o sistema sofre. Guarapuava avançou nos últimos anos, mas também muita coisa precisa ser melhorada, novas parcerias precisam ser criadas. O Centro de Especialidades Médicas e o Hospital Regional precisam ser geridas por pessoas capacitadas.

Moradias: Nós tivemos boas e grandes parcerias com os governos estadual e federal para construção de moradias habitacionais, que também movimentaram a economia local. Penso que se faz necessária uma comunicação melhor entre a administração e a população, atrelada a um estudo mais aprofundado nas questões sociais, que podem fazer toda diferença. Com a busca de recursos, certamente vamos reduzir o problema da moradia. Também é preciso projetos impactantes que promovam a união da mão de obra local com a ocupação de espaços não habitados para reduzir este impacto negativo no setor.

Jornal Extra- Seu irmão Artagão Junior foi recém reeleito deputado, com forte liderança em nível de Guarapuava e região. Como vê a cidade e o que espera para o futuro?

Leonardo – Sou um apaixonado pela cidade e até suspeito para falar. Penso que muitas pessoas doaram parte do seu tempo para que a cidade chegasse até aqui. Sou admirador das pessoas e não dos conceitos. O município precisa continuar este caminho de crescimento, assumir de fato o seu protagonismo regional. Nossa cidade tem pessoas interessadas em se doar pelo crescimento, não é uma questão de vaidades ou famílias e sim uma questão de competência, de conseguir trilhar um projeto que possa conduzir Guarapuava para um amanhã melhor. É maravilhoso poder fazer parte desta comunidade, viver aqui e contribuir com o desenvolvimento econômico e intelectual das pessoas. Reconheço todo o trabalho feito, o esforço das gestões públicas. Somos nós, todos os cidadãos guarapuavanos que precisamos pensar em construir a cidade que nos dê a qualidade de vida sonhada. Eu e meu irmão Artagão somos pessoas que amamos esta cidade e queremos contribuir, da forma que a população entender e aceitar.

Cargos públicos, comissionados, previdência e toda essa esfera da máquina pública deverá ser reavaliada. Com isso certamente teremos mais recursos para Saúde e Educação.

Jornal Extra – O presidente Jair Bolsonaro e o governador Ratinho Junior adotaram medidas de enxugamento da máquina pública. Você acredita que isso será uma tendência nos municípios a partir de 2020?

Leonardo – Creio que tudo deve ser reavaliado. Tudo aquilo que não é necessário é um exagero e pesa para o cidadão e o contribuinte. A tendência será de administrações inteligentes e enxutas. Cargos públicos, comissionados, previdência e toda essa esfera da máquina pública deverá ser reavaliada. Com isso certamente teremos mais recursos para Saúde e Educação. Os compromissos políticos levaram as estruturas públicas a ficarem muito pesadas e muitas vezes até difícil de administrar. Penso que vem uma tendência a meritocracia, onde aquele que merece ganha mais. Fico feliz que o país tenha chegado nesse momento de reavaliar alguns gargalos que estavam sangrando o país, privilegiando poucas pessoas e penalizando a população, com direcionamento de recursos públicos para cobrir altos salários.

Jornal Extra – O Jornal Extra fez uma sondagem recentemente, onde seu nome e de seu irmão apareceram com potencial para chegar ao Paço Municipal em 2020. Pretende ingressar na vida pública?
Leonardo – Ficamos felizes dos nossos nomes serem lembrados. Isso demonstra o reconhecimento do trabalho e da dedicação que temos para com Guarapuava. Aliás Guarapuava está bem amparada, com vários nomes qualificados para gestão. O prefeito Cesar Silvestri Filho está fazendo um trabalho inteligente, como outros gestores que deixaram suas contribuições para cidade. No momento, estou feliz com novos desafios, assumindo a direção geral da faculdade. Mas como bons guarapuavanos sempre vamos estar à disposição. Penso que a população tem o termômetro ideal de qual pessoa está melhor capacitada para conduzir o destino e o desenvolvimento da cidade. Como filho que ama sua terra, se algum momento houver um chamado, estarei pronto para contribuir. Se for este o entendimento do povo de Guarapuava, quero inovar, trazer novas tecnologias e fazer uma gestão que proporcione melhorias reais à nossa população.