Calça rasgada? Não erre na roupa para a entrevista de emprego

O ideal é usar o bom senso e usar traje mais próximo do esporte fino. (FOTO: Reprodução)

O que usar quando estiver diante um recrutador? A roupa para uma entrevista de emprego é muito importante e se o candidato não tiver o mínimo de cuidado no seu visual pode até mesmo ser descartado do processo.

 

 

Quem explica como a escolha errada da roupa pode atrapalhar a chance de um novo emprego é Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, que de primeira já alerta sobre o perigo de entrar na moda das ‘roupas rasgadas’:

 

 

” O candidato tem que ser no mínimo coerente e utilizar uma roupa sem rasgos. Está muito na moda estas calças com buracos e cortes de estilete e para algumas empresas esta moda não pega bem. Claro que depende da vaga e da empresa, mas por que arriscar?

 

Caso a vaga seja para um trabalho mais descontraído, a pessoa pode utilizar uma calça jeans com uma camisa. A especialista alerta que nunca, em hipótese alguma, o candidato participe com roupa de time de futebol ou camisa de banda, por exemplo.

 

 

Outros detalhes

A questão da higiene também precisa estar presente. Evitar camisa suja ou com um cheiro forte (seja suor ou mesmo de perfume em excesso) já conta pontos.  Mulheres, se puderem estar com o cabelo preso e uma maquiagem mais leve, vai ajudar também: “Se não tem esmalte, ótimo, mas se tiver precisa ser inteiro. Esse é o impacto gerado pela primeira impressão” explica Pelanda.

 

 

Nem tanto à terra, nem tanto ao céu

 

Mas não é preciso sair correndo comprar um traje social.  Eliane Catalano,  Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, explica que não há a necessidade de ir em uma entrevista usando terno e gravata:

 

“Nos dias de calor é melhor evitar uma bermuda ou uma saia muito curta, por mais quente que esteja. O ideal é usar o bom senso e usar traje mais próximo do esporte fino.”

 

 

Catalano lembra que é comum candidatas irem para entrevistas de uma fábrica, por exemplo, utilizando salto alto, que é o extremo. Por isso, mais do que apenas abrir o guarda-roupa, é fundamental saber como é a empresa. Em uma vaga para marketing as pessoas costuma ser mais descontraídas,e isso conta também. Pesquise a empresa para qual fará a entrevista, como são as pessoas que estão lá trabalhando.

 

 

“O fato é: a entrevista não se resume apenas no momento de conversar com o entrevistador. Requer pesquisa sobre os costumes do local e da atividade. Começa bem antes. A vestimenta é consequência desta preparação” finaliza Catalano.

 

 

Fonte: KAKOI Comunicação