Volta às aulas: Quatro dicas para retomar os estudos da língua inglesa

Criar um plano de estudos e praticar a conversação podem ajudar na retomada do idioma

Com o retorno das aulas, muitos alunos enfrentam o desafio de retomar o ritmo de estudos de inglês. A segunda língua é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho global e na vida acadêmica. Estudos do Centro de Ensino e Consultoria em Educação (CCEE) indicam que alunos proficientes em inglês têm 50% mais chances de serem aceitos em programas de intercâmbio e universidades internacionais, além de aumentarem significativamente suas oportunidades no mercado de trabalho.

Para ajudar a conciliar a rotina diária com o aprendizado do idioma, Bruna Kristensen, gerente pedagógica da Rockfeller Franchising, compartilha dicas práticas para criar um plano de estudos que pode ser aplicado no dia a dia.

“É fundamental que os estudantes entendam a importância de integrar o estudo do inglês na sua rotina diária, pois nas férias acabam perdendo o ritmo e, pela falta de prática, acabam esquecendo parte do conteúdo estudado. Lembre-se de que no segundo semestre ocorrem muitos vestibulares, nos quais o inglês desempenha um papel importante, especialmente no Enem”, afirmou Bruna.

Crie um cronograma de estudos: Para um aprendizado eficaz do inglês, é essencial estabelecer um horário fixo diário ou semanal para estudar. Sessões diárias de 20 a 30 minutos são mais eficientes do que longos períodos esporádicos, pois o contato diário com a língua é essencial para reforçar e consolidar o conhecimento.

Utilize recursos diversificados: Combine diferentes ferramentas de aprendizado, como aplicativos, podcasts, vídeos e livros. O MyRock, da Rockfeller, é um exemplo de aplicativo, que oferece uma gama de atividades complementares, exercícios e jogos que transformam a rotina de estudar inglês em uma experiência divertida e eficaz. Com o MyRock, é possível praticar de forma dinâmica e ter a percepção de evolução a cada etapa. A variedade torna o estudo mais interessante e abrangente.

Pratique a conversação: Encontre oportunidades para praticar a conversação, seja com colegas de classe, professores, grupos de estudo ou clubes de leitura em inglês. A prática regular da fala é essencial para a fluência.

Integre o inglês ao cotidiano: Tente integrar o inglês nas suas atividades diárias para criar um ambiente de imersão no idioma. Assista a filmes e séries com legendas em inglês, ouça músicas, e leia notícias e livros em inglês. Adicione o inglês às suas redes sociais seguindo perfis que publicam conteúdos nesse idioma.

Outra maneira eficaz de ampliar o vocabulário é etiquetar objetos ao seu redor com seus nomes em inglês, como na geladeira, na porta e no banheiro, tornando as pronúncias mais naturais no dia a dia. Considere também pensar em inglês enquanto realiza tarefas simples ou escrever diários e listas de tarefas nesse idioma.

Mostrar comentários (1)