Polo UAB de Guarapuava tem vagas abertas para curso de Especialização em Educação pela UTFPR

Inscrições seguem abertas até  dia 19 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de Guarapuava.

O curso é destinado a profissionais da área educacional, e visa proporcionar qualificação na perspectiva do ensino-aprendizagem, capacitando os participantes para atuarem como agentes transformadores, promovendo discussões contextualizadas e incentivando a formação continuada como pesquisador.

“A educação é a base para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, e investir na capacitação dos nossos professores é investir no futuro das nossas crianças e jovens. Convidamos todos os interessados a se inscreverem e aproveitarem essa chance de crescimento profissional e pessoal. Juntos, estamos construindo uma educação cada vez mais forte e transformadora em Guarapuava”, comentou a Secretária de Educação, Rosana Schwartz.

O período de inscrições, que teve início no dia 20 de janeiro, se estende até o dia 19 de fevereiro. Há apenas uma taxa de inscrição, no valor de R$110,00, sem mensalidades adicionais para os classificados. Ao todo, são 25 vagas disponíveis, com prioridade para professores da Educação Básica e demais profissionais da área educacional e reserva de vagas para cotas específicas.

O curso será ministrado a distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle UAB da UTFPR. O curso tem 360 horas de duração, com encontros presenciais aos sábados.

As inscrições devem ser realizadas no site da UTFPR, ou através do link AQUI. Para as demais informações, disponíveis no edital, clique AQUI.

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.