Mais 1.034 professores aprovados em concurso são chamados pelo Estado

A Secretaria de Educação está finalizando o edital com a lista dos convocados, que será encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP)

O governador Ratinho Junior e o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, anunciaram, nesta terça-feira (11), a convocação de mais 1.034 professores para atuar na rede estadual do Paraná a partir do segundo semestre deste ano. Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e devem ser nomeados em junho.

“Mais de 3,4 mil profissionais aprovados no concurso já assumiram seus postos nas escolas da nossa redes estadual. E agora, vamos convocar mais 1.034 professores para entrar a partir de julho na rede estadual do nosso Estado. Eles vão atuar na rede pública do Estado que tem a melhor educação do Brasil”, disse Ratinho Junior.

A SEED está finalizando o edital com a lista dos convocados, que será encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP), pasta responsável pelas contratações do Estado.

edital de convocação para a realização de exames médicos está previsto para ser publicado na segunda quinzena de março na página do Instituto Brasileiro de Informação e Capacitação (IBFC), banca responsável pela realização do concurso.

Os novos profissionais vão atender alunos das escolas estaduais em diversas disciplinas, com carga horária de 20 a 40 horas semanais, dependendo da aprovação em um ou dois cargos. Com essa nova etapa, serão mais de 4,4 mil profissionais convocados para atuar nos colégios da rede estadual de ensino de todos os núcleos regionais do Paraná. Cerca de 3,4 mil já foram nomeados desde 2023.

“Fechamos agora quase 4,4 mil professores e pedagogos chamados por esse concurso, que foi aguardado por mais de dez anos pelos profissionais de educação do Paraná. São milhares de docentes que vão atuar no ensino da rede estadual, que tem cerca de 2 milhões de alunos”, destacou Roni Miranda.

Deixe um comentário

Secretaria da Educação publica edital do novo PSS da rede estadual

Processo é destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes. A inscrição vai de 5 a 18 de maio, exclusivamente pela internet

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou, nesta sexta-feira (25), o edital do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes para a rede estadual de ensino. As inscrições serão abertas no dia 05 de maio. O certame ofertará 500 vagas distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação, com reserva de 10% para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. O período de inscrição se estenderá até 18 de maio, exclusivamente no site www.pss.pr.gov.br, onde o candidato deverá fazer cadastro prévio.

A seleção consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório, com pontuação total de até 100 pontos. Cada habilitação/função tem sua especificidade, portanto é importante que o candidato verifique criteriosamente o edital antes de se inscrever. É possível se inscrever em quantas funções desejar, desde que possua a escolaridade exigida.

O resultado provisório será divulgado após as 16h do dia 22 de maio de 2025. A classificação final será homologada em 30 de maio, com divulgação no site da Secretaria da Educação do Paraná.

O prazo de validade do certame é até 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado uma vez. Para detalhes completos sobre cronograma, número exato de vagas por NRE, requisitos de escolaridade e instruções de apresentação de documentos, consulte o Edital, disponível na página da Seed a partir de 25 de abril.