Curso de Medicina em Guarapuava agora é real

Guarapuava – Finalmente, o Ministério da Educação publicou portaria, nesta terça feira (27) que derruba os recursos apresentados, e autoriza a abertura do curso de Medicina em Guarapuava, na Faculdade Campo Real. O processo agora segue seu curso normal e as mantenedoras devem apresentar ao Ministério da Educação as garantias de execução e assim serem autorizadas a realizar o processo seletivo para o curso.

O anúncio foi feito nesta terça (27) e Guarapuava é uma das 39 cidades em 11 Estados do país a ter o curso autorizado.

A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa. Em Guarapuava a vencedora foi a Faculdade Campo Real.

Agora, com a publicação do resultado, a expectativa é que os termos de compromisso sejam assinados em outubro para a oferta do vestibular já no começo de 2017.

Por: Rede Sul de Notícias

Deixe um comentário

Secretarias de CT&I e Educação promovem capacitação em Arduino para professores da rede municipal

O Arduino é uma plataforma eletrônica versátil que permite o desenvolvimento de diversos projetos

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a Secretaria de Educação uniram esforços para celebrar o Dia do Arduino com uma capacitação especial voltada aos professores de tecnologia da rede municipal. A formação conduzida pelo professor Anderson Szeuczuk conta com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, garantindo um dia inteiro de aprendizado e experimentação.

O Arduino é uma plataforma eletrônica versátil que permite o desenvolvimento de diversos projetos, desde aplicações simples, como sensores de presença para iluminação, até sistemas avançados, como a automação agrícola. No contexto educacional, essa ferramenta se destaca por sua capacidade de estimular habilidades essenciais no ensino STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo criatividade, pensamento lógico e resolução de problemas entre os alunos.

Anderson Szeuczuk destacou a relevância da ação. “Estou aqui com os professores da rede realizando o curso. E esse curso de hoje traz uma grande importância para a aplicação em sala de aula, pois na prática os professores conseguem trabalhar a lógica de programação, estruturas de repetição e também a eletrônica e a robótica”, disse Anderson.

Além de promover o aprimoramento profissional dos educadores, a iniciativa reforça a integração entre as secretarias, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências para fortalecer a educação tecnológica no município. A capacitação será realizada no espaço da Secretaria de Inovação e contará com professores de tecnologia das escolas municipais.

A secretária de Educação, Rosana Schwartz, destacou a importância da iniciativa. “Recentemente, nossos professores tiveram a oportunidade de participar do curso de Arduino, uma plataforma eletrônica que abre portas para a criação de projetos inovadores nas áreas de robótica, meio ambiente e engenharia, entre outras. Essa ferramenta é fundamental para o ensino, estimulando a criatividade, o pensamento lógico e a resolução de problemas. Com o conhecimento adquirido, nossos educadores estão mais preparados para aplicar abordagens práticas e dinâmicas, tornando o aprendizado mais envolvente e conectado com as necessidades do mundo atual.”

Com essa capacitação, a Secretaria de CT&I e a Secretaria de Educação reforçam seu compromisso com a inovação e o ensino de qualidade, proporcionando aos professores e alunos ferramentas que impulsionam o aprendizado e preparam os estudantes para os desafios do futuro.