EDUCAÇÃO  

Colégios Leni Marlene Jacob e Pedro Carli são entregues oficialmente a comunidade guarapuavana

Durante a inauguração o governador Ratinho Junior anunciou novos programas, de três refeições por período, Escola Segura e Intercambio Internacional para estudantes da rede pública

FOTOS: João Muniz/Anderson Zacalusni

Depois de alguns de anos de espera, obras abandonadas e denúncias de desvio de recursos, foram entregues oficialmente para comunidade escolar, os colégios Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, e Pedro Carli, no Vila Bela, em Guarapuava. O ato solene foi concorrido com as presenças do governador Ratinho Junior, prefeito Cesar Silvestri Filho, secretário estadual de Educação Renato Feder, Chefe Casa Civil, Guto Silva, deputados, Artagão Junior, Cristina Silvestri, Alexandre Curi e Alexandre Amaro (Estacho). “O nosso compromisso é melhorar cada vez mais o ambiente escolar. Esse desafio passa pelos gestores, professores e secretaria de Educação. Temos a missão de criar alguns programas que está no nosso planejamento, para incentivar as melhorias na educação do Estado”, destacou Ratinho Junior. De acordo com ele, nos próximos dias será implantado um modelo de gestão que vai oferecer três refeições por período escolar, em escolas de bairros e municípios menos desenvolvidos. Também a anunciou o programa “Escola Segura”, que vai atender 100 escolas com maiores índices de ocorrências e o intercâmbio internacional para alunos da rede pública de ensino. “Para isso estamos cortando gastos excessivos, aluguéis de jatinhos, cargos comissionados, reduzindo de 28 para 15 secretarias. Temos o programa com maior percentual de redução de gastos públicos do país. Com isso teremos recursos para investir naquilo que essencial na vida das pessoas”, reiterou o governador.

FORAM ANOS DE ESPERA

Colégio Leni Marlene Jacob leva o nome da professora que faleceu 1975, conta atualmente com 700 alunos e capacidade para 1,5 mil, com cerca de 60 servidores. O prefeito Cesar Silvestri Filho falou que os dias atuais exigem o conceito de inovação dos administradores. “Temos que ter a capacidade de inovar a cada dia, desenvolver tecnologias e não a nada mais inovador que investir em Educação. É isso que estamos fazendo em Guarapuava juntos com nossos educadores, que são comprometidos no que fazem. Com certeza juntos com o governador Ratinho Junior vamos proporcionar conquistas e avanços no setor educacional”, observou Cesar Filho.

A deputada Cristina Silvestri disse que o novo colégio era uma obra espera há década, que veio para mudar a realidade de centenas de pessoas e famílias. O deputado Artagão Junior comentou que foram muitos os percalços com a paralisação de obras, novos aportes de recursos até a conclusão e a entrega para a comunidade do bairro Primavera e arredores. O secretário estadual de Educação, Renato Feder, lembrou que são 2.143 escolas em todo Paraná, com 200 mil aulas diariamente. Por isso a importância de todos apoiarem os educadores, dando o respaldo necessário e condições dignas. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 5 milhões no Colégio Leni Jacob.

DIREITO DE TODOS

No Colégio Pedro Carli na Vila Bela, são mais de 800 estudantes e cerca de 50 profissionais envolvidos. Onde foram investidos R$ 3,5 milhões. Fazendo uso da palavra o aluno Yuri Mateus disse que foram 20 anos de espera, por um espaço mais digno de alfabetização. “Neste período muitos professores se aposentaram, mas não desistiram do sonho de ver o projeto do novo Colégio Pedro Carli realizado, um direito de todos nós cidadãos”, argumentou Yuri. Prestigiaram as inaugurações o vice-prefeito, Itacir Vezzaro, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região.