Alunos recebem certificado do Projeto Samuzinho

Salvar vidas é uma inspiração e queremos servir de inspiração pra o mundo, disse a pequena Emanuelle Cristine de Souza, estudante da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira, durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do projeto Samuzinho. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (22), no Ginásio Joaquim Prestes, e além de Emanuelle, outras 509 crianças de cinco escolas de Guarapuava também receberam o diploma.

O projeto é uma iniciativa das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Esportes em parceria com o Samu que tem como objetivo aproximar as crianças do trabalho realizado pelo Samu. Reduzimos o número de trotes telefônicos desde o início do projeto. Isso representa mais vidas salvas e uma melhora no atendimento de urgência e emergência, afirmou o coordenador geral do Samu, Edson Bruck.

O projeto leva informações aos alunos sobre os primeiros socorros, como acionar a emergência, entre outras. Aprendi a socorrer alguém que cai no chão e se machuca. Vi também que não são todos que podemos ajudar, e que precisamos ligar e procurar ajuda. Mas também aprendemos que não podemos passar trotes, porque um minuto faz toda a diferença no atendimento de quem precisa, completou Emanuelle.

Além dos alunos, os professores e funcionários que participaram do projeto também receberam certificados de conclusão do curso pelas aulas práticas e teóricas de primeiros socorros. Este é um projeto referência que desperta a atenção das crianças sobre a importância do atendimento rápido e que salva vidas. É através da educação que vida das pessoas é transformada. Todos vocês estão de parabéns, finalizou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Com: Prefeitura de Guarapuava

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.