AGRONEGÓCIO  

WinterShow 2018: todos os caminhos levam a Entre Rios

Dezenas de expositores apresentam inovações tecnológicas, equipamentos e as novas tendências do mercado de cereais de inverno. Ponto alto do evento, as palestras e seminários são disputadas. Confira a programação

O inverno e suas culturas fazem da região exemplo para todo o país (Foto: Reprodução)

 

João Muniz

 

A matéria de capa da edição impressa do Extra Guarapuava que circula nesta terça-feira (16) é um convite para a feira que é o melhor e mais completo evento do gênero sobre cereais de inverno no Brasil. Mas antes de falarmos sobre a edição 2018 do WinterShow, ficamos à vontade para nossas impressões sobre o tema. O editorial abaixo está publicado na edição 390:

 

SEM LIMITES PARA SONHAR E PRODUZIR

Especialistas e economistas do setor agrícola apontam para mais uma quebra de recorde na produção de grãos em 2019, no Paraná e no Brasil. Neste contexto, é justo destacar a região dos Campos Gerais, que safra após safra vem contribuindo no aumento desta produtividade, em soja, milho, cevada e trigo. Já representamos mais de 35% da cevada produzida que atende o mercado cervejeiro do país.

Nesta semana, mais uma edição do WinterShow, realizada pela Cooperativa Agrária vai apresentar as novas tendências e tecnologias para o setor agrícola, numa troca de experiências e aplicação imediata no campo dessas tecnologias, onde começam a se destacar também outros cultivos, como batata, feijão, girassol e diversas espécies de pastagens para o setor leiteiro.

Numa parceria com a Embrapa, o núcleo de pesquisadores da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), vem apresentando ano após ano, a cada edição do WinterShow, novidades dos experimentos praticados nas pesquisas cientificas e acadêmicas. O evento, considerado o melhor do gênero no país, vem atraindo, além dos técnicos, especialistas e produtores, cada vez mais universitários de diversos cursos de graduação e instituições de ensino, mostrando não haver limites para o aumento na produção agrícola de grãos.

Quem passa diariamente pelas rodovias da região pode contemplar os belos campos e todo o seu oásis de plantações, fazendo de Guarapuava e dos Campos Gerais, um dos grandes celeiros para o Brasil e para o mundo.

 

WINTERSHOW 2018

Nesta semana todos os caminhos levam a mais uma edição do WinterShow, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Organizado pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), o evento teve início na manhã desta terça feira (16), e prossegue até quinta (18). Para esta edição 2018 são esperados centenas de produtores rurais de Guarapuava, cidades da região e de outras partes do Estado. Soma-se a eles estudantes, técnicos e profissionais das áreas envolvidas e o público esperado para os três dias de palestras, exposições e seminários deve ultrapassar os 5 mil.

O maior evento técnico-científico nacional voltado a cereais de inverno terá uma programação e tanto este ano. Entre as novidades está a competição de tratores “Bremswagen” (leia mais abaixo).

 

Evento acontece na sede da FAPA, na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios (Foto: Arquivo)

 

O WinterShow é um evento anual promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela FAPA, que tem o intuito principal de trazer o que há de mais relevante em tecnologia de produção agrícola e mercado de grãos de inverno, como trigo, cevada e aveia. Com entrada gratuita, a programação diariamente começa às 8h, na sede da FAPA, na Colônia Vitória, e se encerra às 18h30.

 

PALESTRANTES CONVIDADOS

 

A programação de palestras é um dos grandes atrativos do evento e costumam ser disputadas (Foto: Arquivo/Agrária)

 

Haverá um palestrante convidado por dia de evento. Nesta terça-feira (16), às 14h, Roberto Sândoli, da INTL FCStone, falará sobre o mercado de trigo. Na quarta (17), Alexandre Mendonça, da MB Agro, discutirá o tema “Conjuntura agropecuária: contexto de mercado, economia e política” às 10h. E para encerrar, o palestrante Carlos Hilsdorf, economista especializado em marketing, considerado um dos cinco maiores palestrantes do Brasil, trará a palestra “Construindo a melhor versão do futuro”, na quinta (18), às 9h.

 

DINÂMICA DE MÁQUINAS

Os participantes do WinterShow terão duas oportunidades de acompanhar dinâmicas de máquinas agrícolas, preparadas pelo setor de pesquisa de mecanização agrícola da FAPA em parceria com empresas expositoras. A primeira ocorrerá na quarta, às 17h. A segunda dinâmica, por sua vez, será na quinta-feira, às 16h30.

 

PALESTRAS SIMULTÂNEAS

Como ocorre todos os anos, os pesquisadores da FAPA e de instituições parceiras trarão os resultados mais recentes de pesquisa relacionados às culturas de inverno. As palestras serão divididas em Estação Cevada, Estação Mecanização Agrícola, Estação Entomologia, Estação Trigo, Estação Aveia, Estação Fitopatologia e Estação Fertilidade/Herbologia.

No primeiro dia, as palestras simultâneas ocorrerão às 14h e às 16h. Na quarta-feira, serão três ciclos, às 9h, às 14h e às 16h. E no último dia, elas ocorrerão às 11h e às 14h. A programação completa está aqui neste link.

 

BREMSWAGEN

A novidade desta edição ficará por conta do desafio de tratores “Bremswagen”. Trata-se de uma competição, na qual tratores põem à prova sua potência e a capacidade de deslocar cargas. As máquinas competirão em quatro categorias, divididas de acordo com seu peso: 3.500, 4.500, 5.500 e 6.50 kg. A atração ocorrerá nos dias 17 e 18, às 17h40, também na FAPA.

Não deixe a chuva atrapalhar sua vontade de agregar conhecimento. O WinterShow é como um grande celeiro repleto de informações e inovações para incrementar o seu negócio e a sua produção. Entre Rios te espera, 😉