Varejo do Paraná registra crescimento de 5,5% no acumulado de janeiro a agosto

Segundo Fecomércio PR, comércio mantém trajetória de alta consistente, com perspectivas de manter a expansão ao longo do ano

Em agosto, o comércio varejista ampliado no Paraná apresentou uma queda de 1,3% em comparação com o mês anterior, enquanto no Brasil a retração foi de 0,8%, conforme os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar desse recuo pontual, o estado teve um crescimento expressivo de 5,2% em relação a agosto de 2023, acima da média nacional, que foi de 3,1%.

No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o comércio paranaense cresceu 5,5%, superando o índice nacional, que foi de 4,5%. Já no período de 12 meses, o crescimento no Paraná foi de 3,6%, desempenho similar ao Brasil, que registrou 3,7%.

O economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, ressalta que a queda do comércio em agosto em relação ao mês de julho não representa uma mudança de tendência, mas apenas um ajuste no volume de vendas. “Tudo indica que teremos um ano de 2024 positivo e forte no comércio brasileiro e paranaense”, sinalizou.

Entre as atividades que se destacaram no Paraná em agosto de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023, estão o setor de veículos e motocicletas, que cresceu 16,6%, móveis e eletrodomésticos (14,5%), material de construção (10,8%) e hipermercados e supermercados (6,7%).

Por outro lado, no acumulado de janeiro a agosto, algumas categorias apresentaram quedas, como combustíveis e lubrificantes (-8,4%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-11,1%). De acordo com Dezordi, a menor safra de 2024 em comparação a 2023 impactou negativamente os setores de transportes e atacado alimentício no estado.

Apesar desses desafios, segundo o economista, o comércio varejista ampliado no Paraná mantém uma trajetória de crescimento consistente, com perspectivas de manter a expansão ao longo do ano. “Em linhas gerais, o comércio varejista ampliado no Paraná vem demonstrando forte crescimento no ano de 2024, com expansão de 5,5% e uma tendência de crescimento no acumulado em 12 meses”, reiterou.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).