Retomada econômica vai gerar mais empregos em Guarapuava

Em meio a pandemia, Guarapuava  começa a retomada do crescimento econômico, com o início de atividades industriais locais, o que deve gerar novos empregos. No Jardim Aeroporto, por exemplo, a Gesla Fibras, já em em funcionamento, deve gerar, aproximadamente, mais de 50  postos de trabalho em sua primeira fase.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, a instalação da indústria traz algo diferente de tudo que a cidade já viu.

“É uma empresa que trabalha com a fabricação de lã de rocha e lã de vidro feitos, principalmente, a partir da rocha basáltica que é abundante na nossa região e nos permite fazer a primeira indústria desse tipo de material no Sul do Brasil”, afirmou o prefeito.

Já difundido no mercado europeu, o processo de fabricação de isolamento térmico e acústico em lã de rocha consiste, basicamente, na extração de basalto na pedreira e de fusão desse material dentro da unidade industrial.

“Aqui dentro fazemos o processo de fusão a mais ou menos 1560°/1570°, seguido da aceleração do líquido fundido, com extração da fila. No fim desse processo, está pronta a lã de rocha que vemos, mais seguidamente, em geladeiras, fogões ou na construção civil, já que é um material de isolamento térmico acústico”, explicou o sócio proprietário da Gesla, Edimar Gelinski.

A expectativa, segundo os proprietários, é que, nos próximos 30 dias, já ocorra a abertura do terceiro turno, ultrapassando a contratação de 50 colaboradores diretos.

“Isso mostra que Guarapuava não está parada, que trabalhamos para continuar fazendo nossa cidade crescer e se desenvolver, seja na infraestrutura urbana, seja nos serviços e também na indústria”, acrescentou Cesar Filho.

“Mesmo em um momento delicado, podemos celebrar a geração de novos empregos com empresários que apostam e acreditam em Guarapuava, trazendo força e inovação para o parque industrial de nossa cidade”, completou o vice-prefeito, Itacir Vezzaro, que ao lado de Cesar Filho, visitou as instalações da empresa recentemente.

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Inadimplência no Paraná diminui e sinaliza fôlego para o comércio

Com menos contas em atraso, o consumidor volta a comprar e o empresário ganha espaço para vender com menos risco

No mês de março, os consumidores do Paraná diminuíram suas dívidas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio PR, o estado registrou o menor nível de devedores desde o início da série histórica, em 2010. O índice caiu de 12,1% de fevereiro para 11,8% em março, revelando um cenário mais positivo para a economia paranaense.

A pesquisa também comparou a média nacional de inadimplência com a média do Paraná. Enquanto o Brasil apresentou 28,6% de famílias com contas em atraso, o Paraná se destacou com apenas 11,8%. Isso significa que o mês foi especialmente positivo para o empresário paranaense, que passa a lidar com um consumidor mais confiante, com maior capacidade de compra e menor risco de inadimplência.

Além disso, os dados mostram uma queda de 2,4 pontos percentuais no número de famílias endividadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2024, o índice era de 90,5%; neste ano, caiu para 88,1%.

Vantagens para o comércio

Essa redução indica uma tendência de maior equilíbrio financeiro das famílias, o que pode refletir diretamente no comércio local. Esse contexto cria oportunidades para o fortalecimento das vendas, concessão de crédito com mais segurança e fidelização dos clientes.

Tipos de dívidas

Entre as formas de pagamento que mais geram compromissos financeiros no Paraná, o uso do cartão de crédito lidera de forma expressiva, sendo responsável por 92,3% dos casos. Logo depois, aparecem as aquisições parceladas de veículos, que respondem por 5,3%, e os contratos de financiamento habitacional, com 4,6%. Os carnês representam 2,8% e o crédito consignado e o crédito pessoal juntos totalizam 0,6%.

 

Para os associados da ACIG, esse cenário representa uma oportunidade de recuperar o fôlego das vendas, investir em campanhas promocionais e ampliar estratégias de crédito de forma mais segura. Manter-se informado sobre o comportamento de consumo é essencial para tomar decisões mais assertivas e fortalecer os negócios em tempos de recuperação econômica.

Com informações da Acig