Pesquisa mostra que comércio do Paraná acumula aumento de quase 3% no trimestre

No estado, o varejo acumulou um aumento de 2,56% no primeiro trimestre do ano, segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Em comparação com março e fevereiro, houve alta de 4,55%. Já em relação a março de 2018, o comércio apresentou teve uma redução de 5,95% nas vendas.

Segundo o levantamento, no acumulado de janeiro a março, os setores com maior faturamento foram os de óticas, cine-foto-som, com aumento de 38,73%, e as lojas de departamentos, que tiveram elevação de 30,29% nas vendas. Outros setores que também mostraram bom desempenho, no trimestre, foram materiais de construção (10,16%), combustíveis (5,21%), farmácias (3,01%) e supermercados (1,71%).

Entretanto, as categorias que tiveram grande crescimento, no ano passado, apresentaram redução em suas vendas. Entre elas estão as concessionárias de veículos (-4,97%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (-2,34%). A pesquisa também mostra que as livrarias e papelarias, que retraíram 5,49% no ano passado, continuam apresentando dificuldades nas vendas e tiveram redução de 9,01% nos três primeiros meses de 2019.

Dados regionais

No comparativo entre as regiões do estado, o melhor resultado no trimestre foi verificado na região Oeste, com aumento de 6,08%. O bom desempenho foi movido pelas lojas de departamentos (37,81%), materiais de construção (24,48%) e o comércio de produtos óticos, cine-foto-som (20,53%).

A pesquisa também constatou aumento nas vendas em Maringá (4,25%), Curitiba e Região Metropolitana (3,45%) e Ponta Grossa (1,30%).

Em compensação na região Sudoeste e em Londrina houve redução nas vendas, de 16,95% e 1,87%, respectivamente.

 

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Inadimplência no Paraná diminui e sinaliza fôlego para o comércio

Com menos contas em atraso, o consumidor volta a comprar e o empresário ganha espaço para vender com menos risco

No mês de março, os consumidores do Paraná diminuíram suas dívidas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio PR, o estado registrou o menor nível de devedores desde o início da série histórica, em 2010. O índice caiu de 12,1% de fevereiro para 11,8% em março, revelando um cenário mais positivo para a economia paranaense.

A pesquisa também comparou a média nacional de inadimplência com a média do Paraná. Enquanto o Brasil apresentou 28,6% de famílias com contas em atraso, o Paraná se destacou com apenas 11,8%. Isso significa que o mês foi especialmente positivo para o empresário paranaense, que passa a lidar com um consumidor mais confiante, com maior capacidade de compra e menor risco de inadimplência.

Além disso, os dados mostram uma queda de 2,4 pontos percentuais no número de famílias endividadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2024, o índice era de 90,5%; neste ano, caiu para 88,1%.

Vantagens para o comércio

Essa redução indica uma tendência de maior equilíbrio financeiro das famílias, o que pode refletir diretamente no comércio local. Esse contexto cria oportunidades para o fortalecimento das vendas, concessão de crédito com mais segurança e fidelização dos clientes.

Tipos de dívidas

Entre as formas de pagamento que mais geram compromissos financeiros no Paraná, o uso do cartão de crédito lidera de forma expressiva, sendo responsável por 92,3% dos casos. Logo depois, aparecem as aquisições parceladas de veículos, que respondem por 5,3%, e os contratos de financiamento habitacional, com 4,6%. Os carnês representam 2,8% e o crédito consignado e o crédito pessoal juntos totalizam 0,6%.

 

Para os associados da ACIG, esse cenário representa uma oportunidade de recuperar o fôlego das vendas, investir em campanhas promocionais e ampliar estratégias de crédito de forma mais segura. Manter-se informado sobre o comportamento de consumo é essencial para tomar decisões mais assertivas e fortalecer os negócios em tempos de recuperação econômica.

Com informações da Acig