Pesquisa Faciap aponta expectativa de vendas no Natal

Guarapuavanos vão gastar em média R$ 114,54 em presentes 

No dia 25 de dezembro, comemora-se o Natal, uma das datas mais importantes do calendário cristão. A data comemora o nascimento de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como o Filho de Deus e o Salvador da humanidade. Além do significado religioso, o Natal também possui aspectos culturais, sociais e familiares marcantes, como a cultura de presentear entes queridos. Pensando nisso, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) em parceria com o grupo Datacenso, lançou, nesta semana, uma pesquisa que avalia a expectativa de compra dos paranaenses para a data comemorativa.

A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em várias regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 147,67, com uma ligeira variação entre as regiões, sendo em Guarapuava o valor médio de R$ 114,54.

Comemoração da data

Segundo a pesquisa, a maioria dos guarapuavanos pretendem comemorar a data na casa de familiares (61%), já os demais, pretendem comemorar em casa (35%), ou em viagem (2%). Além disso, 85% dos consumidores costumam pesquisar e comparar preços antes de comprar os presentes de Natal.

Escolha dos presentes

Segundo a pesquisa, a maioria dos guarapuavanos pretendem presentear com roupas (52%), seguido por calçados (37%), acessórios (24%), perfumes e cosméticos (15%) e brinquedos (24%). A pesquisa também aponta que 46% dos entrevistados preferem comprar via internet, seguidos por 37% que preferem lojas de rua e 15% que optam por shoppings.

Formas de pagamento

A forma de pagamento mais utilizada pelos entrevistados é à vista com cartão de crédito, escolhida por 30%. O pagamento à prazo com cartão de crédito é preferido por 22% dos consumidores, enquanto o Pix é a opção de 7% dos guarapuavanos. Além disso, 22% preferem à vista no débito, e por fim, 20% à vista em dinheiro.

Fatores mais importantes na escolha da loja e do presente 

Em Guarapuava o fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, é a qualidade dos produtos. Em seguida, destaca-se atendimento ao cliente e as promoções e descontos.

  • Qualidade dos produtos 54%
  • Promoções e descontos 46%
  • Atendimento ao cliente 43%
  • Preços competitivos 35%
  • Confiabilidade da loja 24%

Canais de comunicação

Os canais de comunicação que a maioria dos consumidores paranaenses, no geral, considera mais eficiente para se informar sobre promoções e ofertas de presentes para o Natal são as redes sociais, com 22%, principalmente em Guarapuava, no gênero feminino e entre os mais jovens, somando os 30%. Em segundo lugar aparecem os anúncios online e aplicativos de compra, ambos com 17% cada.

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