Paranaenses planejam destinar 13º salário para poupança e pagamento de dívidas
Depois dos compromissos financeiros, trabalhadores devem gastar o dinheiro extra com presentes
Os trabalhadores com carteira assinada no Paraná aguardam, com expectativa, o recebimento da primeira parcela do 13º salário, que será paga nos próximos dias. No entanto, o rendimento extra será mais direcionado para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, mostra que 39,4% dos paranaenses planejam poupar ou investir o valor.
O pagamento de dívidas é outra preferência, com 26,8% dos entrevistados destinando o abono a essa finalidade, refletindo o comprometimento dos paranaenses em manter as contas em dia. Embora o estado registre um alto índice de endividamento (89,7%, conforme levantamento do mês de outubro da Confederação Nacional do Comércio e Fecomércio PR), o Paraná ocupa a penúltima posição no ranking nacional de inadimplência.
Os paranaenses também utilizarão o 13º salário para viagens e turismo, com 17,7%. Na sequência, com 14,4%, estão os que vão usar o dinheiro para pagar impostos e taxas.
Somente após essas prioridades é que os paranaenses devem gastar o abono com presentes, representando 14,2% das intenções. Reformas e construções, tradicionais nessa época do ano, são pouco citadas, com apenas 1,3% dos entrevistados planejando usar o 13º para esse fim.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados refletem o comportamento consciente dos trabalhadores paranaenses, que priorizam a organização financeira e o uso estratégico do abono. “No Paraná, o destino do 13º salário será principalmente para reserva, investimento e pagamento de dívidas, que podem ser relativas a vencimentos futuros ou contas atrasadas. Embora boa parte do valor seja destinada a compromissos financeiros, este volume extra de recursos nas mãos dos consumidores também repercute positivamente no comércio de bens, serviços e turismo, especialmente em itens como presentes e viagens”, avalia.
Com relação ao destino do 13º salário, a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que os paranaenses tiveram uma mudança no comportamento. “No ano passado foi um recurso utilizado mais para cobrir dívidas e, agora, vemos uma preocupação maior em ter uma reserva ou até investir. As viagens também ganharam espaço e indica uma oportunidade para o setor de turismo. Além disso, é necessário prestar atenção às nuances do perfil de compra dos consumidores, uma vez que é possível dar ênfase nas estratégias”, completa.
Análise por gênero
A pesquisa também revela diferenças nos objetivos de homens e mulheres. Entre os homens, 42,1% vão poupar ou investir o 13º, enquanto entre as mulheres essa parcela é de 36,4%. Já no pagamento de dívidas, as mulheres se destacam: 30% das entrevistadas pretendem quitar compromissos, em comparação com 23,4% dos homens. Viagens e turismo têm uma leve preferência entre os homens (18,6%), enquanto o pagamento de impostos é mais comum entre as mulheres (15,8%). Já a compra de presentes com o salário adicional é bastante semelhante entre os gêneros, com 14,5% entre as mulheres e 14,2% entre os homens.
Análise regional
O 13º salário será direcionado principalmente para reserva e investimentos financeiros em todas as regiões do estado, com destaque para Curitiba, onde 54,1% da população planeja destinar o rendimento extra de fim de ano a essa finalidade.
Na região Leste, que abrange os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral, além da poupança, o abono também será utilizado para o pagamento de dívidas: ambas as destinações receberam 32,5% das menções.
O uso do 13º para viagens é mais expressivo nas regiões Sul (22,1%), Centro (21,5%) e Norte (21,1%). Já a compra de presentes será maior nas regiões Norte (20,3%) e Leste (18,8%). O pagamento de impostos e taxas é prioridade nas regiões Centro (16,8%), Leste (16,3%) e Norte (15,4%).
Resultados regionais:
Fonte: Fecomércio-PR