Nota Fiscal de Serviço Eletrônica para Guarapuava

Agora os contribuintes de Guarapuava não precisam mais se preocupar em emitir centenas de notas fiscais manuais ou formulários contínuos. Nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Finanças lançou a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), que está disponível para acesso e credenciamento no site da Prefeitura de Guarapuava. A nota contempla pessoas jurídicas, sendo que a adesão facultativa começou no último dia 1º. Já a obrigatoriedade será a partir de fevereiro de 2016. Além de simplificar a emissão do documento fiscal, o serviço reduz a burocracia e amplia a arrecadação municipal.

Na apresentação do sistema, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que o equilíbrio fiscal é um dos benefícios da implantação da Nota Fiscal Eletrônica, pois ajudará o município a manter os investimentos nas diversas áreas e ampliá-los. Esse serviço é mais uma ação eficiente e concreta dessa gestão visando à modernização do sistema e que beneficiará toda a população, reforça o prefeito, lembrando que a Prefeitura de Guarapuava também regulamentou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e implantou a Agência do Empreendedor.

A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, que também é diretora regional do Sescap-PR, disse que esta é uma grande conquista para a classe empresarial e contável. Aguardávamos esse momento, mas antes não havia nem diálogo. Agora temos uma cidade que planeja e se torna cada dia mais moderna, avalia. Também participaram do evento secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades de classe e da Governança Brasil Tecnologia e Gestão em Serviços.

Para efetuar o credenciamento e utilizar o sistema de emissão da nota, o contribuinte deve preencher, no site da Prefeitura em NFS-e, os links formulário de solicitação e ambiente de produção. Além dos campos para cadastro, a página traz manuais de integração, com especificações sobre a implantação e utilização da nota. As bases para desenvolver este modelo foram definidos em diversas reuniões com representantes das áreas de Tecnologia da Informação [TI]. Assim, por meio de projeto piloto, o sistema foi apresentado e testado com antecedência. Esse método foi adotado em diversos municípios e comprovadamente aumentou a receita nesses locais, explica o secretário de Finanças, Anderson Neitzke, salientando a confiabilidade do serviço, ressalta. Os contribuintes têm três meses para se adequar, por isso ressaltamos a importância da adesão prévia, uma vez que, quando a lei entrar em vigor, as empresas estarão preparadas, conclui.

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Inadimplência no Paraná diminui e sinaliza fôlego para o comércio

Com menos contas em atraso, o consumidor volta a comprar e o empresário ganha espaço para vender com menos risco

No mês de março, os consumidores do Paraná diminuíram suas dívidas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio PR, o estado registrou o menor nível de devedores desde o início da série histórica, em 2010. O índice caiu de 12,1% de fevereiro para 11,8% em março, revelando um cenário mais positivo para a economia paranaense.

A pesquisa também comparou a média nacional de inadimplência com a média do Paraná. Enquanto o Brasil apresentou 28,6% de famílias com contas em atraso, o Paraná se destacou com apenas 11,8%. Isso significa que o mês foi especialmente positivo para o empresário paranaense, que passa a lidar com um consumidor mais confiante, com maior capacidade de compra e menor risco de inadimplência.

Além disso, os dados mostram uma queda de 2,4 pontos percentuais no número de famílias endividadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2024, o índice era de 90,5%; neste ano, caiu para 88,1%.

Vantagens para o comércio

Essa redução indica uma tendência de maior equilíbrio financeiro das famílias, o que pode refletir diretamente no comércio local. Esse contexto cria oportunidades para o fortalecimento das vendas, concessão de crédito com mais segurança e fidelização dos clientes.

Tipos de dívidas

Entre as formas de pagamento que mais geram compromissos financeiros no Paraná, o uso do cartão de crédito lidera de forma expressiva, sendo responsável por 92,3% dos casos. Logo depois, aparecem as aquisições parceladas de veículos, que respondem por 5,3%, e os contratos de financiamento habitacional, com 4,6%. Os carnês representam 2,8% e o crédito consignado e o crédito pessoal juntos totalizam 0,6%.

 

Para os associados da ACIG, esse cenário representa uma oportunidade de recuperar o fôlego das vendas, investir em campanhas promocionais e ampliar estratégias de crédito de forma mais segura. Manter-se informado sobre o comportamento de consumo é essencial para tomar decisões mais assertivas e fortalecer os negócios em tempos de recuperação econômica.

Com informações da Acig