Para auxiliar os guarapuavanos superendividados a renegociar suas dívidas, foi criado o Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira do Procon, o PODE, que será implantado nos próximos meses no município.
Segundo o Procon, o programa será uma espécie de acolhimento ao consumidor. Nesse momento, as atividades estão sendo estruturadas para, posteriormente, atender a população. O PODE prevê que na primeira fase serão feitas checagens na situação financeira desses consumidores, com o objetivo de observar os aportes financeiros disponíveis mensalmente. e a verificação de gastos.
Na segunda fase, após entrar em contato com os credores, e já com todo o levantamento do valor da dívida, o Procon irá realizar uma audiência de negociação global para a negociação conjunta.
De acordo com a coordenadora do Procon, Luana Esteche, ainda durante esse processo, o consumidor que participa do programa terá que concluir um curso disponibilizado pelo Procon, com a temática em educação financeira para identificar as práticas que o levam ao superendividamento e reorganizar suas finanças, evitando assim, novas dívidas que comprometam o orçamento.