Feito no Paraná: Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é parceiro do Programa

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é parceiro do programa do Governo, “Feito no Paraná”. O objetivo é dar mais visibilidade para a produção estadual e estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. O projeto foi elaborado pela secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e busca estimular a economia e a geração de renda.

Na sexta-feira (23), foi realizada uma live para apresentar o programa que terá como base as vocações produtivas locais. O Governo do Estado também fará campanhas para apresentar produtos e valorizar histórias de “quem faz o Paraná crescer” e ainda incentivar a compra segura durante a pandemia da Covid-19.

Sobre o Programa – O Feito no Paraná nasceu para ajudar a nossa gente com o incentivo à compra de produtos fabricados aqui – no Paraná. Quando adotamos o hábito de verificar de onde é que vem o que levamos para casa e para nossa rotina, temos uma grande chance: a de apoiar produtores rurais, pequenas e médias empresas e industriais.

E isso faz a diferença na vida de todos. Quando você escolhe um produto local, na verdade está escolhendo mais emprego, mais renda, e também uma economia mais forte e sustentável em todas as regiões do estado.

É assim, com oportunidades para quem está aqui e para quem é daqui, que a retomada econômica pode chegar mais rápido aos quatro cantos do estado. Faça sua parte, prefira o que é Feito no Paraná.

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Comércio do Paraná tem o maior crescimento da região Sul em janeiro

Resultado é em relação a dezembro de 2024. Índice é quase o dobro da média nacional ( 2,3%) e o quinto melhor resultado do País, segundo o IBGE

O comércio varejista paranaense cresceu 4,3% em janeiro de 2025 em comparação com o mês de dezembro de 2024. É a maior alta entre os estados do Sul do Brasil e o quinto melhor resultado do País. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento paranaense no período também é quase o dobro da média nacional no período, que foi de 2,3%. Na comparação com os estados da mesma região, a alta paranaense foi maior que os crescimentos de Rio Grande do Sul (3,9%) e Santa Catarina (2,2%). Em relação ao restante do País, somente Amapá (13,5%), Tocantins (10,2%), Mato Grosso (5,5%) e Pará (4,8%) tiveram crescimentos maiores do que o Paraná.

Estados como São Paulo (4,2%), Rio de Janeiro (1,9%) e Minas Gerais (1%) tiveram variação menor. O índice leva em conta o comércio varejista ampliado, categoria que engloba todos os segmentos do varejo tradicional, além da construção civil, setor automobilístico e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Outros Recortes – O comércio paranaense registra crescimento  também em outros recortes da pesquisa, atestando a solidez do setor no Estado. Na comparação com janeiro de 2024, o Paraná teve crescimento de 4,2%, enquanto o Brasil teve alta de 2,2%. Já na variação acumulada em 12 meses, o volume de vendas do Estado teve alta de 5,2%, enquanto o crescimento médio nacional foi de 3,8%.

Receita – A pesquisa também apontou que a receita das vendas do comércio no Paraná cresceu 2,5% em janeiro de 2025 em comparação com o mês imediatamente anterior. A média nacional foi de 1,7% de aumento.

Na comparação com janeiro de 2024, o crescimento paranaense foi de 7,9%, acima da média brasileira de 6,8%. No acumulado em 12 meses, a alta na receita nominal dos varejistas do Paraná foi de 8,1%, enquanto o Brasil registrou aumento de 7,4%.

Segmentos – O levantamento ainda mostra os resultados por segmentos comerciais nas comparações entre janeiro de 2025 e janeiro de 2024 e o desempenho acumulado deles ao longo dos últimos 12 meses.

No crescimento comparado entre janeiro de 2025 com o mesmo mês em 2024, a atividade com maior crescimento no Paraná foi a de móveis e eletrodomésticos, com alta de 19,4%, seguido pelas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, com 10,2%.

Também apresentaram alta no volume de vendas os segmentos de materiais de construção (7,2%), tecidos, vestuário e calçados (7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,2%) e combustíveis e lubrificantes (3,8%).

No crescimento acumulado em 12 meses, os maiores crescimentos foram nos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças (17,7%), móveis e eletrodomésticos (16,1%), materiais de construção (13,7%) e artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%).

Pesquisa – A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país com indicadores de volume de vendas e de receita das empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE